21 outubro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Escola Secundária das Taipas fica pelas meias-finais do Torneio de Retórica

Sofia Rodrigues
Educacao \ terça-feira, outubro 21, 2025
© Direitos reservados
A Escola Secundária das Taipas perdeu nas meias-finais do Torneio de Retórica da ASMAV, esta terça-feira na Universidade do Minho, frente à Escola Secundária Francisco de Holanda.

O auditório nobre da Universidade do Minho acolheu esta terça-feira, dia 21 de outubro, as meias-finais do Torneio de Retórica, uma iniciativa da Associação Artística Vimaranense (ASMAV), realizada em parceria com as Escolas Secundárias do concelho e com o apoio do município de Guimarães.

Pelas 11 horas, a Escola Secundária Francisco de Holanda e a Escola Secundária das Taipas mediram argumentos sobre o tema “Sim ou Não à taxação dos lucros excessivos e inesperados das grandes empresas?”, com a vitória a ser atribuída à Escola Secundária Francisco de Holanda, que apresentou argumentos contra a taxação.

Para os alunos da Escola Secundária das Taipas, Gabriela Freitas, Carolina Ribeiro e Gabriel Ribeiro, a participação nas meias-finais representou"“o resultado de muito trabalho e dedicação". Referiram ainda que o torneio foi preparado com grande empenho: "Tentámos fazer uma pesquisa completa e organizada, de forma a termos tudo bem preparado."

Equipa da Escola Secundária das Taipas e da Escola Secundária Francisco de Holanda 

Apesar de não terem vencido, os jovens consideraram a iniciativa essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a promoção do diálogo entre os estudantes. "É muito importante haver este tipo de atividades, e foi interessante sermos duas turmas de artes a debater uma contra a outra este tema", destacou a equipa. Os alunos taipenses confessaram ainda que a experiência ajudou "a comunicar melhor e a perder o medo de falar em público".

Já o professor e coordenador do projeto de retórica da Escola Secundária das Taipas, Carlos Justo, em entrevista ao Reflexo, sublinhou a importância pedagógica da participação dos alunos neste tipo de iniciativas. "Os trabalhos em projeto são essenciais. Os alunos que participam em projetos desenvolvem competências que não desenvolveriam apenas no contexto da sala de aula. Além disso, tornam-se mais abertos e focados nas restantes atividades escolares", explicou.

 

Professor Carlos Justo em declarações no final do Torneio de Retórica

O docente destacou ainda o valor educativo do torneio, tanto pela dimensão argumentativa como pelo respeito mútuo que promove entre os participantes. "É fundamental porque aprendem não só a defender um ponto de vista, que, por vezes, nem é aquele em que acreditam, mas também a compreender porque é que os outros têm opiniões diferentes. Tudo isto acontece num clima competitivo, mas ao mesmo tempo de respeito pela diferença e pelo olhar do outro", acrescentou.

Além da Escola Secundária das Taipas, estiveram também em competição a Escola Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas Santos Simões e a Escola Secundária Francisco de Holanda. Nos debates realizados, Martins Sarmento e Francisco de Holanda garantiram o apuramento para a final do torneio.

O Torneio de Retórica da ASMAV é promovido anualmente e envolve várias escolas secundárias do concelho de Guimarães, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da argumentação, da comunicação e da reflexão crítica entre os estudantes.