28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Escola de Engenharia da Universidade do Minho cria andarilho inteligente

Redação
Ciência & Tecnologia \ quarta-feira, novembro 11, 2020
© Direitos reservados
A Escola de Engenharia da UMinho criou um andarilho inteligente. Trata-se de uma ferramenta que tem como objetivo melhorar a locomoção dos doentes e a terapia de reabilitação física.

Este andarilho inteligente, teve origem no Centro Algoritmi e foi desenvolvido no Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS), ambos na Universidade do Minho, em Guimarães, será apresentado às 9h30 desta sexta-feira, online. Estamos perante um projeto inovador que foi já distinguido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação

A docente Cristina Santos é a coordenadora do projeto e explica os benefícios deste andarilho inteligente. “Esta tecnologia 100% portuguesa permite melhorar a estabilidade e a marcha patológica do paciente, além de monitorizar o seu estado físico, apoiando assim os terapeutas numa reabilitação eficaz e inteligente”, indica.

Cristina Santos complementa que “o aparelho permite uma maior segurança mesmo nos casos mais difíceis, em que, por falta de soluções estáveis, os pacientes acabam por ser indicados para cadeiras de rodas”.