28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Escola de Bombeiros começa com 34 inscritos: "É prova da nossa vivacidade"

Pedro C. Esteves
Sociedade \ sábado, dezembro 17, 2022
© Direitos reservados
Os aspirantes vão começar a formação e a expetativa é que sejam promovidos em maio. Manuel Ribeiro, responsável pela escola de bombeiros, diz que a adesão superou as expetativas.

Estudantes, operários, mais novos, com mais experiência. Mais de 30 pessoas responderam com “sim” à pergunta que os Bombeiros de Caldas das Taipas lançaram em outubro: “Queres ser bombeiro?”. Os voluntários foram recebidos no quartel pelo corpo ativo, apresentaram-se e conheceram os cantos à casa. A expetativa é que em maio sejam promovidos.

O número de aspirantes a bombeiros superou as expetativas. “Iniciamos a escola há cerca de um mês. A nossa equipa empenhou-se, desenvolvemos trabalho e superamos. Inicialmente até dizíamos: ‘A nossa última escola foi de dois, se conseguirmos três ficamos contentes’”, explica Manuel Ribeiro, responsável pela escola de bombeiros. Se 15 destes candidatos completarem as mais de 200 horas de formação teórica e prática “já seria excelente”, assume.

Durante a sessão de boas vindas os candidatos de freguesias como Silvares, Ponte, Barco, São Salvador de Briteiros ou Caldelas ficaram a saber que depois de integrarem o corpo ativo vão ser incluídos em grupos, que há uma equipa de profissionais e que os bombeiros voluntários saem em segunda intervenção e que os homens da farda não apagam só incêndios – “Estamos focados na proteção civil, na comunidade”.

Ficou assente o compromisso da escola estar terminada em maio, para a promoção no dia 01. “É um dia lindo para a promoção. Vamos ter as individualidades da freguesia, mas não só. É uma montra. Terem as vossas famílias a impor as divisas naquele dia é gratificante”, referiu o chefe Ribeiro. 

O número de participantes ainda não está fechado e o corpo está “sempre recetivo” a receber mais interessados. “Nós definimos os timings, mas não quer dizer que para a semana não apareçam mais dois ou três. Enquanto a escola estiver a decorrer, estamos sempre recetivos. Vamos ter um trabalho extra, mas vai ser um compromisso nosso de ajudar a chegar rapidamente ao nível dos outros”. Os tempos também são diferentes e agora acresce a dificuldade de conciliar horários que sirvam trabalhadores por turnos e estudantes.

Manuel Ribeiro não esqueceu oo papel do corpo ativo na receção aos aspirantes: “Empenhou-se muito". “É uma demonstração de força do corpo ativo” o facto de na sessão de apresentação mais de 15 bombeiros terem marcado presença e acompanhado os iniciantes no primeiro dia de lides.

No fundo, a escola de formação – com muitos jovens fruto do trabalho de apresentação desenvolvido na Escola Secundária de Caldas das Taipas – é também sinal de “vitalidade”. “Com esta ação também dizemos à comunidade que nós estamos cá. É prova da nossa vivacidade é termos 34 inscritos a quererem entrar no nosso corpo de bombeiros”.