
Escola da Charneca presta tributo a Helena Almeida com mostra no Thermos
Os alunos do 1.º ano da Escola da Charneca, nas Caldas das Taipas, vão prestar homenagem a Helena Almeida com uma exposição de pintura inspirada na série "Pintura Habitada", patente no antigo mercado da vila de 30 de maio a 30 de junho. Integrada no Festival Literário Thermos, a iniciativa resulta da parceria entre o Município de Guimarães, a Junta de Freguesia de Caldelas, a Cooperativa Taipas Termal e o Agrupamento de Escolas das Taipas.
A exposição revela o talento e a criatividade dos pequenos artistas, que exploraram a obra de uma das mais marcantes figuras da arte contemporânea portuguesa. Com apenas sete anos, os alunos recriaram, de forma original e expressiva, a relação entre corpo e pintura, numa experiência enriquecedora e transformadora.
"Helena Almeida mostrou-nos que o corpo pode pintar, pode dizer coisas sem palavras. Nós também conseguimos!", partilhou Dinis, um dos alunos. O professor Francisco Bernardo destacou a importância do projeto. "Trabalhar esta linguagem visual com os alunos ajudou-os a perceber que a arte está em todos os lugares, não só nos museus.", referiu.
A mostra pode ser visitada no Antigo Mercado das Taipas, entre 30 de maio e 30 de junho, no âmbito do Festival Literário Thermos - Encontros Literários das Caldas das Taipas.