Equipas multidisciplinares do município tentam sensibilizar comunidade escolar
Pretende dar-se “resposta às necessidades detetadas na rede escolar do concelho de Guimarães, desde as creches ao ensino secundário, no sentido de evitar a propagação do vírus”, segundo nota enviada às redações por parte do município.
“Este é um trabalho fundamental para cada escola, uma ajuda inestimável para toda a comunidade escolar, principalmente os senhores diretores, verdadeiros heróis nesta luta contra a COVID19. Se queremos mesmo manter o ensino presencial, mais equitativo, mais socializador, temos que ter este reforço de trabalho e de proteção na comunidade escolar”, refere Adelina Pinto, vereadora com o pelouro da educação.
Há duas semanas no terreno, estas equipas multidisciplinares realizaram ações de sensibilização nas escolas, deixando vincado a necessidade de cumprimento das regras.
“O objetivo da equipa multidisciplinar de suporte escolar passa por uma atuação para a prevenção e controlo da transmissão do vírus no que respeita às dúvidas e à gestão de casos, contactos ou surtos em contexto escolar, criando um circuito de resposta integrada e efetiva, reforçando a comunicação externa com a comunidade escolar, sendo constituídas por um(a) enfermeiro/a do ACES do Alto Ave, um(a) técnico(a) de serviço social da Câmara Municipal e um elemento da Polícia Municipal”, aponta o município.