Equipa da UMinho vence o prémio europeu de inovação Arqus 2025
A equipa ARC Technica, da Universidade do Minho (UMinho), venceu o Arqus International Innovators Award 2025, um concurso organizado pela aliança europeia de universidades Arqus, da qual a UMinho faz parte. Com mais de 1100 votos registados, a equipa recebeu o prémio na passada semana, durante a cerimónia Start Cup Padova, em Pádua, Itália.
A ARC Technica apresentou uma plataforma digital que combina robótica, sustentabilidade e modularidade, permitindo produzir localmente estruturas de madeira pré-fabricadas, sustentáveis e personalizáveis, tornando a construção mais acessível, escalável e preparada para os desafios do século XXI. O projeto foi apresentado por Francisca Aroso, Rui Reis e Rodrigo Chiesse, investigadores do ACTech Hub da Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho (EAAD), localizada no Campus de Azurém, em Guimarães.
Para Francisca Aroso, o prémio representa "o reconhecimento europeu da inovação e do espírito empreendedor que nasce na UMinho" e confirma que "a investigação aplicada à arquitetura e à construção digital pode gerar impacto real". A investigadora destacou ainda a importância de "continuar a desenvolver novas soluções em construção digital sustentável, valorizando o conhecimento e promovendo um futuro mais inclusivo".
A competição reconhece as startups mais inovadoras e internacionalizadas da rede Arqus, sendo que cada universidade membro selecionou um projeto local para disputar a final europeia. As equipas apresentaram os projetos em formato pitch em vídeo, que foram votados pelas comunidades académicas das universidades participantes.
De recordar que em 2023, a UMinho já havia conquistado este prémio, através da start-up Karion Therapeutics, dedicada a um tratamento inovador para cancros agressivos.
O Arqus International Innovators Award integra as iniciativas da aliança Arqus para identificar e apoiar startups universitárias em estágio inicial, promovendo a internacionalização, a transferência de conhecimento e a colaboração entre ecossistemas locais de inovação no espaço europeu.