27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Em 2023 os incêndios rurais baixaram para metade: apenas 2ha de área ardida

Bruno José Ferreira
Sociedade \ terça-feira, outubro 10, 2023
© Direitos reservados
Entre 1 de janeiro e 31 de agosto verificaram-se menos de metade dos incêndios rurais do que em igual período do ano passado. Área ardida baixou drasticamente, passando de 24 hectares para apenas dois

Os primeiros oito meses do ano têm-se revelado positivos no que à ocorrência de incêndios rurais diz respeito na área de atuação dos Bombeiros Voluntários das Taipas. De acordo com dados fornecidos pela corporação taipense, o número de incêndio foi expressivamente menor, caiu para menos de metade, o que obviamente tem implicações na área ardida neste âmbito. Se em 2022 – no período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de agosto – registaram-se 219 incêndios desta natureza, em igual período deste ano este número baixou consideravelmente para 102 incêndios rurais.

Esta queda acentuada no volume de ocorrências de incêndios em contexto rural teve repercussões nos meios mobilizados: no ano passado foram mobilizados quase o triplo dos bombeiros, 1419, enquanto que este ano foram 560 os meios humanos acionados. Também no número de viaturas utilizadas este abaixamento se fez sentir, em 2022 foram usadas 296 viaturas, sendo que entre janeiro e agosto deste ano foram 123 as viaturas utilizadas.

Mas, o principal destaque está na área ardida, uma vez que em apenas dois hectares de terreno foram consumidos pelas chamas, um número muito superior a 2022, ano em que arderam 24 hectares no mesmo período. Recorde-se que os Bombeiros das Taipas integram o DECRI 2023 (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais), que se prolonga até meados de outubro.