30 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Elevação a vila de Caldas das Taipas-intervenção de Carlos Franclim Freitas

Redação
Freguesias \ terça-feira, junho 23, 2015
© Direitos reservados
Foi Franclim Freitas que assumiu a intervenção por parte do PSD taipense. A necessidade de recuperar o fulgor de outros tempos marcou o seu discurso

O deputado social-democrata começou por afirmar que Caldas das Taipas é a mais antiga vila do concelho e que o era por indiscutível mérito. Relembrou que a vila não se limita à área geográfica da freguesia de Caldelas sendo, para muita população das freguesias vizinhas, uma rotina deslocar-se às Taipas, seja à escola, ao mercado, ao médico, ao parque, às termas, às piscinas, ao comércio. Todos passam nas Taipas, todos vivem esta vila. E são todos muito bem-vindos.

Referiu a posição de charneira da vila entre a sede do concelho e a capital de distrito, o facto de ser atravessada pelo rio Ave, a sua zona verde, as qualidades aquíferas, a sua indústria característica e identificadora da região, como é a cutelaria, ingredientes para constituir uma região única, forte e potenciadora, como acrescentou.
Alinhou por um discurso não fraturante com o concelho: Caldas das Taipas mais forte fará Guimarães mais forte.

Recordou os anos dourados da nossa terra, o tempo em que Caldas das Taipas era uma estância balnear e termal de excelência, em que as termas dinamizavam a vila e alimentavam os quatro hotéis que aqui existiam. O tempo em que as Taipas era musa inspiradora para reputados escritores nacionais.

Foi crítico para com os tempos em que a vila não teve, por parte dos responsáveis, a atenção que merecia ter: A degradação do nosso património natural e material jamais deveria ter chegado ao ponto a que chegou. O desinvestimento não acompanhou o crescimento e hoje há, nesta vila, lacunas que não deveria haver. Afirmou que anualmente a vila de Caldas das Taipas contribui, para o orçamento camarário, com mais de um milhão de euros em impostos diretos e que a vila deveria exigir um retorno destes impostos na preservação do nosso património e no investimento do crescimento sustentado da nossa terra.

Carlos Franclim Freitas não esqueceu as associações, alvo de homenagem desta sessão solene, que têm marcado a história da vila de Caldas das Taipas: A história da nossa vila é indissociável da história das nossas associações. O movimento associativo nesta vila é único. Temos uma corporação de Bombeiros Voluntários centenária, que nos enche de orgulho, uma banda de música, também ela centenária, temos o segundo clube de futebol mais antigo do concelho de Guimarães, temos atletismo, hóquei, voleibol, petanca, ténis, ténis de mesa, caça, temos movimentos artísticos, juvenis, cívicos. Dispomos, graças a estas associações, de uma oferta de atividades desportivas e culturais, apenas comparável aos grandes centros urbanos.
Finalizou a sua intervenção com um apelo ao engrandecimento da vila, pois, como referiu, esta é a nossa terra e não há terra como a nossa.