23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Elenco de candidatos às eleições locais quase completo

Paulo Dumas
Política \ sexta-feira, maio 15, 2009
© Direitos reservados
PS, PSD e CDU já o fizeram para o concelho. Nas Taipas, PSD e CDU deverão apresentar recandidaturas. CDS-PP deverá propor João Gomes como candidato. Bloco de Esquerda ainda procura candidato.

Com o aproximar do prazo limite para a entrega das listas para as eleições autárquicas deste ano, que se realizarão em Setembro ou Outubro, vão-se tornando conhecidos os nomes que concorrerão para os mandatos nos próximos quatro anos.

As concelhias dos partidos mais representativos apresentaram os seus candidatos: António Magalhães (PS), Vítor Ferreira (PSD), Salgado Almeida (CDU) e Rui Barreira (CDS-PP) são os nomes já confirmados. Os nomes para as freguesias, à excepção de Ricardo Costa, não foram ainda divulgados.

Assim, em Caldelas, o único nome conhecido e que se apresentou logo no início do ano é o de Ricardo Costa que concorre pelo PS, com a candidatura Por Amor às Taipas. De resto, não havendo ainda confirmações oficiais, há nomes ainda prováveis.

O PSD deverá apostar na recandidatura de Constantino Veiga para mais um mandato. Embora ninguém no PSD local o confirme, o nome do actual presidente da Junta já foi mencionado na página Twitter da JSD de Guimarães como candidato.

Na CDU não deverá haver grandes surpresas. Tendo em conta o texto assinado por Capela Dias no REFLEXO de Abril, é quase certo que será de novo cabeça de lista pela coligação que junta o Partido Comunista Português com o Partido Ecologista Os Verdes. No entanto, a confirmação final só será possível na próxima semana quando o colectivo do PCP nas Taipas reunir e tomar uma decisão final.

Finalmente o REFLEXO confirmou que João Gomes poderá apresentar-se a sufrágio pelo CDS-PP em Caldelas. Aliás, fonte do partido apresenta-o já como certo. João Gomes, entretanto contactado, refere que faltam ainda definir alguns pormenores no planeamento da candidatura para que se faça um anúncio oficial.

Não conseguimos confirmar se o Movimento Taipas a Concelho avançará com uma lista própria, como o fez nas anteriores eleições, sendo que neste cenário o nome de Ângelo Freitas será o mais provável.

Entretanto, apuramos que o Bloco de Esquerda tem estabelecido contactos nas Taipas para a elaboração de uma lista, sendo a primeira vez que este partido concorre na freguesia de Caldelas.

Texto: Paulo Dumas