Ecovia do Ave começa a ser uma realidade em Ponte
A Junta de Freguesia de Ponte iniciou recentemente os trabalhos de limpeza junto ao rio, nomeadamente entre a zona conhecida como os antigos aviários e o Parque de Lazer da Ínsua, bem como o Parque de Lazer de Ponte até à zona em frente ao Parque de Lazer da Praia Seca, precisamente no âmbito deste projeto.
“Para além das inúmeras valências que estão a ser criadas, este corredor verde será́ dotado de mobiliário urbano e sinalética informativa, bem como de marcos quilométricos, o que permitirá promover atividades de contacto com a natureza e usufruto da paisagem”, informa a Junta de Freguesia de Ponte.
Ao todo, Ponte possui sensivelmente 5,5km de margem com o Rio Ave, o que faz com esta seja a freguesia com maior contacto com o rio, fator que pretende valorizar. “Com o inicio da construção da futura Ecovia, e com a aposta reiterada na limpeza das margens e leito do rio, torna-se possível disponibilizar a todos novas zonas de excelência. É este caminho que estamos a percorrer e vamos continuar a trilha”, dá conta a freguesia.
Recorde-se que aquando da inauguração da 1.º fase da Ecovia de Guimarães, Domingos Bragança frisou, tal como já o fez noutras ocasiões, o objetivo de expandir a Ecovia ao longo do Rio Ave que se estende desde o Parque de Ardão, em Silvares, à extrema norte do território, bem como a extensão para sul do concelho.