18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

“Dos 4 pilares da Educação para o século XXI aos valores do Rotary”

Redação
Sociedade \ segunda-feira, setembro 26, 2022
© Direitos reservados
Organizada pelo R.C. Caldas das Taipas, a palestra “Dos 4 pilares da Educação para o século XXI aos valores do Rotary” foi a 1ª do grupo Clubes Parceiros D1970- 8 clubes 8 palestras.

Proferida pelo companheiro ex-governador José Carvalhido da Ponte do R.C. Viana do Castelo, foi um prazer ouvi-la quer pelo paralelismo estabelecido entre os valores do Rotary e os Pilares da Educação da UNESCO (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser) para o século XXI que explorou, quer pela linguagem do professor aposentado e poeta cujas metáforas são únicas (todos os temas têm sempre pelo menos dois ângulos de visão: um rio só existe se houver duas margens, uma rua tem de ter dois passeios).

Realizada via zoom, a 20 de setembro, cumpriu os objetivos que os Rotary Clubes (Barcelos, Braga-Norte, Caldas das Taipas, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vizela) se propunham: dar a um palestrante um número razoável de presenças e, principalmente, não haver monitores negros (apenas uma meia dúzia).

Foram mais de 80 rotários que estiveram presentes online incluindo um companheiro do R.C. Valongo e as Novas Gerações do clube taipense: o Rotaract e o Interact Clubs de Caldas das Taipas, e, facto inédito, a inovação da presença de três clubes reunidos nas sedes com projeção da reunião para tela: O R.C. Barcelos, o R.C. Felgueiras e o R.C. Fafe.
Muito se aprendeu e partilhou nesta reunião e a próxima é a 20 de outubro, sendo anfitrião o R.C. Guimarães.