
Domingos Bragança recebe Fénix de Honra da Liga dos Bombeiros Portugueses
Presidente da Câmara distinguido com a Fénix de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses, a 24 de maio, pelo seu apoio contínuo aos Bombeiros Voluntários de Guimarães e das Caldas das Taipas.
Guimarães foi o palco das primeiras Jornadas Nacionais dos Bombeiros, evento que teve como ponto alto a sessão solene realizada no sábado, 24 de maio, no Largo do Toural. Nesta cerimónia, foram atribuídos prémios e distinções a bombeiros, instituições e cidadãos que se destacaram, ao longo de 2024, pelo apoio prestado tanto às populações como às corporações de bombeiros por todo o país.
Durante o evento, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, foi distinguido com a Fénix de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses, o mais alto galardão da instituição, em reconhecimento ao papel da autarquia vimaranense no apoio contínuo às suas corporações, nomeadamente as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e das Caldas das Taipas. Na sua intervenção, o autarca destacou a importância de valorizar os bombeiros como verdadeiros heróis e dedicou a distinção a todos os vimaranenses.
A cerimónia contou ainda com a presença de diversas entidades oficiais, nomeadamente o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Ana Damasceno, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, e Luís Gil Barreiros, presidente da Mesa do Congresso da LBP.
Antes da cerimónia oficial, teve lugar um desfile de viaturas operacionais que percorreu várias ruas da cidade, partindo da Alameda Alfredo Pimenta, passando pelo Largo do Toural e terminando junto à Escola João de Meira. Como forma de agradecimento simbólico, os Bombeiros Voluntários de Guimarães convidaram os cidadãos a pendurar nas suas janelas ou varandas uma bandeira criada especialmente para o evento, com a frase "Obrigado Bombeiros" e as cores da bandeira nacional.
O encerramento das jornadas realizou-se no domingo, dia 25 de maio, com a celebração de uma missa em memória dos bombeiros falecidos em serviço, presidida por D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga, na Igreja de São Francisco.