23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Domingos Bragança dirige mensagem no Dia da Europa: "muitos pensavam que era uma ideia utópica"

Paulo Dumas
Sociedade \ quinta-feira, maio 09, 2019
© Direitos reservados
Dia da Europa assinalado nos paços do concelho, com mensagem do presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Dirigindo-se à população jovem, Domingos Bragança lança desafio de fortalecimento das premissas de uma união europeia.

A bandeira da União Europeia foi hasteada durante o início da manhã de quinta-feira, 9 de maio, altura em que se assinala o Dia da Europa. O dia é lembrado como forma de assinalar a paz no continente europeu, após o período tumultuoso por que passou a Europa até 1945.

"Este dia assinala a ideia de Robert Shuman que, em 9 de maio de 1950, avançou com uma proposta de uma entidade europeia e união dos países europeus, numa altura em que estávamos a sair de uma Guerra Mundial" disse Domingos Bragança, presidente da autarquia numa mensagem dirigida aos jovens.

O autarca referiu-se à ameaça de muitos dos princípios que estiveram subjacentes à criação das comunidades europeias. Reforçou a ideia de que a Europa é sobretudo um projeto de paz e entendimento entre os países e que continuar a ser inspirador nos dias de hoje.

Na mensagem proferida por Domingos Bragança, foram lançados desafios à população jovem no sentido de contribuir para a construção de uma Europa "forte e coesa". Problemas como as alterações climáticas, o combate do terrorismo ou a gestão das crises migratórias só são possíveis de resolver através da união dos países, referiu o edil.

O dia 9 de março assinala o momento em que, em 1950, foi apresentada a Declaração Schuman, defendida por pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, onde se propunha uma união de países constituindo a então designada Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, que deu origem ao que hoje conhecemos como União Europeia.