26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Domingos Bragança: "24 de junho de 1128 deverá ser um feriado nacional"

Catarina Castro Abreu
Sociedade \ quinta-feira, junho 21, 2018
© Direitos reservados
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães reivindicou que o 24 de junho seja decretado feriado nacional. O edil prometeu envidar todos os recursos necessários para que este objetivo fosse cumprido, inclusivamente fazer o lobby junto do primeiro-ministro e do Presidente da República.

“Nós temos de encetar um trabalho muito bem estruturado para que o [24 de junho] venha a ser reconhecido. Eu tenho toda a expectativa, se trabalharmos bem para isso, que venha a ser reconhecido como feriado nacional. Porque este legado da fundação de Portugal não há dúvida nenhuma que se remete para 24 de junho de 1128, é aqui que existe o Castelo de Guimarães, aqui nasceu o Primeiro Rei de Portugal, a batalha de S. Mamede foi aqui. Faz todo o sentido que um país comemore o seu dia da fundação, o dia em que foi fundado Portugal”, argumentou Domingos Bragança, para finalizar dizendo que “não é por Guimarães, pelos vimaranenses, é pelos portugueses, que tenham o dia 24 de junho como o dia da sua fundação como país”.

O edil prometeu ainda envidar todos os esforços nesse sentido: “E vou lutar, vamos fazer os estudos que forem necessários, reunir um conjunto de pessoas, sábios nesta área da História, de todas as universidades, que contribuam decisivamente para mostrar ao senhor Presidente da República, a este, professor Marcelo Rebelo de Sousa, ou outros que venham a suceder, aos primeiros-ministros, governantes, que o 24 de junho de 1128, de forma definitiva, não foi só a primeira tarde, foi a fundação de Portugal, foi neste dia 24 de junho de 1128 em Guimarães. Portanto, 24 de junho de 1128 deverá ser um feriado nacional.”

Nesse sentido o presidente de Câmara vincou ainda a importância da Feira Afonsina, que decorre a partir de hoje, 21, até domingo, 24, e que “celebra também a fundação de Portugal por Guimarães e que passou – e bem – a realizar-se exatamente no dia 24 de junho e nos dias anteriores. Comemora coletivamente esta data, o que é importante é começar também a fazer a descrição do que estamos a comemorar, através da Feira Afonsina. A Feira Afonsina comemora a Portugalidade, a fundação de Portugal”.

Domingos Bragança quer Marcelo Rebelo de Sousa a presidir cerimónias do 24 de junho

Domingos Bragança confirmou a vinda do ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, para a cerimónia de imposição das medalhas do 24 de junho, que acontece no próximo domingo. Mas frisou que é intenção da Câmara Municipal ter o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a presidir a cerimónia. “Espero que nos próximos anos, ainda neste mandato - irei fazer diligências pessoais e não só formal - porque falta-nos essa presença do senhor Presidente da República, em Guimarães, para presidir a comemorações tão importantes do 24 de junho”, sublinhou.