28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Divulgados vencedores do 1º Festival Gastronómico das Taipas

Manuel António Silva
Sociedade \ quinta-feira, julho 11, 2019
© Direitos reservados
Realizado nos passados dias 7 a 10 de junho, o 1ª Festival Gastronómico das Taipas contou com a participação de 7 restaurantes locais. Os premiados foram anunciados hoje, na Junta de Freguesia de Caldelas.

Foi hoje tornado público o leque de vencedores das diferentes categorias a concurso, no 1º Festival Gastronómico das Taipas, realizado nos passados dias 7 a 10 de junho, em resultado de decisão unânime de todos os elementos do júri, tomada em reunião realizada para o efeito no passado dia 11 de junho.

Esta iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia local que contou com a colaboração, como elementos do Júri, do chef Mário Moreira e de Ricardo Paredes e José Fonseca, em representação do jornal Reflexo e da Junta de Freguesia, respetivamente.

Participaram no certame, que teve como um dos principais objetivos a ajuda na dinamização da economia local, o Alameda Park, Casa de Pasto Fertuzinhos, Cervejaria Snack-Bar Tapiara, O Diplomata, Restaurante Príncipe Parque, Restaurante S. Pedro e a Taberna das Taipas.

Na cerimónia de divulgação dos vencedores, depois de Mário Moreira e Luís Soares terem apresentado os detalhes e critérios que estiveram subjacentes às decisões do júri e de, por todos os intervenientes, ter sido reconhecido que ainda há um longo caminho a percorrer para dar consistência e maior visibilidade à iniciativa, procedeu-se à entrega dos respetivos diplomas e prémios que podem consultar na listagem abaixo.

Quanto ao balanço da iniciativa, quer Mário Moreira, quer Luís Soares, consideraram-na como “muito positiva”.

O chef Mário Moreira mostrou-se “muito satisfeito” com a realização desta iniciativa referindo terem participado os melhores restaurantes das Taipas e ser esta uma forma que se encontrou para que este evento, daqui a alguns anos, possa ser uma iniciativa de “maior envergadura. Vamos trabalhar com mais antecedência para que em termos de visibilidade e de comunicação possa chegar a muita mais gente, porque queremos tornar este evento, num evento nacional”.

Luís Soares, mostrou-se cauteloso relativamente às potencialidades da vila das Taipas, na área da restauração, para alargar o número de participantes em edições futuras, referindo ser esta uma situação que não depende só da vontade da organização. “Há potencialidade para haver mais gente a participar mas, não depende só de nós. Podemos ter muita vontade mas se as pessoas não aderirem e não participarem não adianta nada. Há ajustes que temos de fazer para o próximo ano, no modelo, na data e noutras questões relacionadas com o a forma como se vai desenvolver o próprio Festival mas, para primeiro ano, o balanço é muito positivo. Este era um objetivo que tínhamos: ajudar a promover os produtos turísticos locais e, a gastronomia e os nossos restaurantes, são produtos do melhor que temos”, referiu a propósito.

 

Lista de Premiados do 1º Festival Gastronómico das Taipas

Melhor Restaurante, estabelecimento de hotelaria ou similar (Ex aequo):
Restaurante Príncipe Parque
Restaurante Taberna das Taipas

Melhor entrada:
Papas de sarrabulho, Restaurante S. Pedro

Melhor prato (Ex aequo):
Salada russa de marisco, Restaurante Príncipe Parque
Vitelinha especial, Restaurante Diplomata

Melhor sobremesa:
Doce da casa, Cervejaria Snack-Bar Tapiara

Desempenho do melhor chef:
Chef do Restaurante Alameda Park - Pedro Lopes

Melhor empregado de mesa:
Empregado de mesa da Casa de Pasto Fertuzinhos - Bruno Machado