28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Diogo rumou às Taipas apenas para jogar. Agora quer tentar os 20 golos

Tiago Dias
Desporto \ quarta-feira, novembro 08, 2023
© Direitos reservados
Destaque dos javalis com 10 golos em oito jogos na Divisão de Honra da AF Braga, o avançado de 19 anos que começou pelo futsal quer ajudar um emblema centenário a lutar pelo topo da tabela.

Após uma época em que marcou 15 golos nos juniores do Moreirense, a concluir o seu percurso na formação, Diogo tem-se recusado a abdicar dos créditos de goleador na transição para o futebol sénior. Entre as propostas que recebeu, viu na do Clube Caçadores das Taipas a que o “cativou mais”, ainda para mais no ano do centenário. Quando se apresentou ao trabalho no Montinho, “tinha apenas a expetativa de querer jogar”, confessa ao Reflexo.

A estreia, porém, foi auspiciosa, com um hat-trick na vitória sobre o Torcatense (5-4) e, dois meses depois, soma 10 golos em oito partidas para a Série B da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga. "Quando assinei pelo Taipas, vinha com a intuição de ter minutos. Mas tenho vindo a marcar golos. Superei as expetativas. Não pensava fazer tanto. Agora é continuar a trabalhar para ajudar a equipa", reitera.

Autor de metade dos golos dos verdes e brancos, que são o terceiro melhor ataque do campeonato. Face ao rendimento em campo, o dianteiro de 19 anos assume objetivos mais ambiciosos do que aqueles que tinha em agosto. “Os meus colegas perguntaram-me qual a meta de golos, disseram-me para arranjar uma meta e eu disse-lhes que vou tentar 20 golos, para tentar superar a minha passada, em que marquei 15”, assume.

Habituado aos toques na bola desde criança, Diogo enveredou pela competição aos 10 anos, no futsal, ao serviço do CSCD de Silvares, clube da freguesia natal, e encontrou o futebol através do Brito, entre as épocas 2016/17 e 2018/19, antes de concluir a formação em Moreira de Cónegos. O CC Taipas é o primeiro clube como sénior e as diferenças em relação às camadas jovens são notórias para um avançado que gosta de “estar na área para fazer golos”, mas também de “ter bola”. “Sente-se muita diferença nos estilos de jogo, na calma dos jogadores mais velhos, na experiência e no saber gerir. Na formação não se pensa tanto o jogo. É mais futebol direto”, descreve.

Apesar de um jogo amargo num percurso quase imaculado – falhou dois penáltis na derrota caseira com o Santiago Mascotelos (1-0) -, Diogo espera continuar a ajudar o CC Taipas na batalha pelos lugares cimeiros da Série B da Divisão de Honra, quem sabe pela subida à Pró-Nacional, escalão do qual os taipenses caíram na época passada. “O nosso objetivo desde o início foi o de entrar em cada jogo para ganhar e de estar nos lugares cimeiros. Há seis equipas que lutam para isso. Queremos estar o mais acima possível”, vinca.