19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Dia Mundial da Árvore assinalado no concelho com a plantação de árvores

Paulo Dumas
Sociedade \ quarta-feira, março 21, 2018
© Direitos reservados
De acordo com o município, durante a semana serão plantadas milhares de árvores em todo o concelho. Entre as árvores plantadas e a plantar estão carvalhos, castanheiros, cerejeiras, freixos, amieiros e medronheiros.

O Dia Mundial da Árvore assinala-se mundialmente a 21 de março e em Guimarães a efeméride será marcada pela plantação por parte do município, de duas centenas de árvores autótenes em vários locais do concelho, como no Parque da Cidade; junto à Academia de Ginástica de Guimarães; na Citânia de Briteiros; na Falperra, na freguesia de Longos; entre outros locais.

São várias as iniciativas que estão a ser feitas no Dia Mundial da Árvore, por outras entidades. A loja AKI de Guimarães irá patrocinar a plantação de várias árvores na Veiga de Creixomil. A também iniciativas que estão a ser desenvolvidas pelas escolas de todo o concelho. Ao todo o município estima que durante o dia de hoje sejam plantadas cerca de 2400 novas árvores.

O concelho de Guimarães tem classificadas como Arvoredo de Interesse Público, pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, nove árvores ou conjuntos arbóreos. Estre as espécies classificadas no concelho estão sobreiros, carvalhos, castanheiros, ciprestes, camélias e plátanos. Algumas destas árvores estão nos jardins do Palácio de Vila Flor.

Este ano há uma árvore portuguesa que poderá ser classificada como Árvore Europeia do Ano. O Sobreiro Assobiador está localizado no concelho de Águas de Moura, no Alentejo e estima-se que tenha 234 anos. Está lista no Livro de Recordes do Guinness como “o maior sobreiro do mundo”.