25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Deputados do PSD questionam ministra da Cultura sobre o processo de Couros

Redação
Sociedade \ segunda-feira, janeiro 18, 2021
© Direitos reservados
Os deputados do Partido Social Democrata (PSD) questionaram a ministra da Cultura sobre o estado do processo de designação da zona de Couros como Património Mundial. Esta interpelação surge como sequência à última reunião de câmara, na qual o vereador Ricardo Araújo pediu esclarecimentos sobre a situação.

“O que quisemos manifestar foi a nossa preocupação com o atraso deste objetivo que a todo nos une. Acreditando no vereador Seara de Sá o que a Câmara Municipal de Guimarães tinha a fazer está feito, pelo que são as entidades nacionais com responsabilidade nesta área que não estarão a corresponder às repostas que Guimarães tem como legítimas expetativas”, referiu Ricardo Araújo em reunião de Câmara.

O vereador eleito pelo PSD referiu que é importante que esta temática continue a ser uma prioridade política da autarquia na defesa dos objetivos de Guimarães. “Pelo que deu para perceber pelas respostas que ouvimos, neste momento nem sequer estamos com o processo de candidatura formalizado na UNESCO, o que está ainda em causa é a classificação como Património Nacional, um passo anterior”, refere.

Da parte do município a resposta foi dada por Seara de Sá, vereador do urbanismo e Centro Histórico, que referiu que no meio desta “via sacra” o município está a “correr as capelinhas todas”, por vezes fazendo trabalhos de outras entidades.

“Estamos a fazer o que tem de ser feito. O desejo de qualificação daquela área obriga-nos a fazer um conjunto de trabalhos de rigor para a classificação a Monumento Nacional, condição para que logo de seguida o estado português leve esta proposta à UNESCO. Para isso precisamos de lá chegar com uma proposta sólida, contendo a forma como vai ser gerido no futuro”, aponta.