29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Deputado Luís Soares defendeu ligação rápida de Guimarães ao TGV

Redação
Sociedade \ sexta-feira, novembro 06, 2020
© Direitos reservados
Luís Soares, enquanto deputado, interpelou o Ministro das Infraestruturas para a necessidade de se fazer uma ligação rápida de Guimarães às linhas ferroviárias de alta velocidade que foram anunciadas pelo Governo no Plano Nacional de Investimento 2020/2030.

No debate da especialidade do Orçamento de Estado, o deputado eleito pelo Partido Socialista (PS), sustentou a necessidade de ser trabalhada um projeto que assegure a ligação rápida de Guimarães à alta velocidade.

“Guimarães não vai ficar de fora da alta velocidade”, referiu Luís Soares, expondo a Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas, a preponderância de Guimarães na zona do Vale do Ave, que tem cerca de 420mil habitantes.  “Os municípios de Guimarães e de Braga têm trabalhado em conjunto e não deixaremos de lutar por uma ligação rápida entre as duas cidades e uma ligação à alta velocidade”, frisou.

Ao mesmo tempo, Luís Soares frisou ainda que operacionalizar a ligação ferroviária entre Guimarães e o Porto é fundamental. “A linha Guimarães – Porto não responde às necessidades em termos de horários, de frequências e de duração de viagem. Não é possível que o comboio seja atrativo quando a viagem entre Guimarães e o Porto demora 50m ou quando os horários não estão articulados com comboios rápidos e com a futura alta velocidade”, atirou.