20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

DECIR: Câmara atribui subsídio de 17 mil euros aos Bombeiros das Taipas

Redação
Sociedade \ quinta-feira, julho 29, 2021
© Direitos reservados
Verba para comparticipar as despesas de alimentação das equipas que integram o DECIR, de forma a assegurar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

O executivo municipal deliberou esta quinta-feira em reunião de câmara a atribuição de um subsídio à Associação Humanitária dos Bombeiros de Caldas das Taipas com o intuito de assegurar duas equipas de combate a incêndios.

Estas duas equipas integram o DECIR 2021 (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais), tendo sido reportadas ao Comando Distrital de Operações de Socorro – CDOS.

De acordo com a agenda da reunião de câmara, este subsídio, no valor de €17.175,00, destina-se a “comparticipar nas despesas de alimentação dos elementos das equipas que integram o DECIR 2021, em situações de prevenção”.

O mesmo é justificado pelo facto de Guimarães ter sido, em 2019, “o concelho que registou o maior número de ignições de incêndios rurais e, em 2020, foi o terceiro”, sendo que apenas os Bombeiros das Taipas têm equipas integrantes do DECIR.

Por outro lado, “sem o apoio financeiro do Município de Guimarães o CB (Corpo de Bombeiros) das Caldas das Taipas não consegue assegurar as despesas de alimentação dos elementos integram as equipas do DECIR 2021, quando se encontram em situação de prevenção nas instalações do Corpo de Bombeiros”.