19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

"Dar Vida à Vila" e "Desfolhada Minhota, à moda antiga", animam o fim-de-semana nas Taipas

Manuel António Silva
Freguesias \ quinta-feira, setembro 14, 2017
© Direitos reservados
Duas iniciativas que prometem trazer muita animação à vila das Taipas, na próxima sexta-feira e sábado, 15 e 16 de setembro.

“Dar Vida à Vila”, é um evento que vai para a sua quarta edição e que pretende dinamizar o comércio local e mostrar a atividade das associações da vila das Taipas.

Até aqui organizada pelo Partido Socialista das Taipas, a edição deste ano passou para as mãos da Comissão de Festas “Dar Vida à Vila” e vai, à semelhança do ano transato, realizar-se durante dois dias.

No final da tarde de sexta-feira, 15 de setembro, a “Sexta-feira Louca” (das 17h às 22 h), onde os descontos em compras nos estabelecimentos aderentes, que são mais de 50, podem chegar, em alguns casos, aos 80%, será a principal atração. DJ Gusto, espetáculo musical de Israel Grando (21h) e um concerto dos Mat Brass Band (23h), na Praça Dr. João Antunes Guimarães, encerram o primeiro dia desta atividade.

No dia seguinte, sábado, a manhã será preenchida pela mostra de atividades de associações locais. Ainda durante o dia de sábado há lugar a um desfile de charretes e de minis que percorrerão as principais artérias da vila, bem como iniciativas de desporto canino e equestre e passagens de parapente. Entre as 18h e as 20h, um Sunset, na Avenida da República, junto ao Coreto da Vila promete abrir o apetite para o desfile de moda que se realiza do centro da vila, a partir das 21 horas.

As iniciativas a realizar no sábado vão levar à interrupção do trânsito na Avenida da República (a partir das 6 horas e até às 2 horas da madrugada de domingo) sendo que estará salvaguardado o acesso a moradores, veículos de emergência e cargas e descargas.

Desfolhada à moda antiga junto à Igreja Matriz das Taipas

Também no sábado, 16 de setembro, desta feita sob organização da Comissão das Festas da Vila e S. Pedro, realiza-se uma desfolhada minhota, à moda antiga.

A iniciativa tem início pelas 10 horas com a ida ao campo para que se proceda ao corte do milho que será posteriormente transportado para o local da desfolhada, junto à Igreja Matriz das Taipas.

Depois do almoço servido aos participantes, vai proceder-se à preparação do local da desfolhada e, a partir das 21 horas, após desfile do carro carregado com o milho, dar-se-á início à festa da desfolhada minhota, à moda antiga. Pelo meio, haverá lugar a uma série de recriações como o improviso, os mascarados e as zaragatas, o feitor e o caseiro.