04 abril 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

CTM Taipas prepara ataque à subida com campeonato distrital imaculado

Redação
Desporto \ sexta-feira, abril 04, 2025
© Direitos reservados
Clube de Ténis de Mesa das Taipas venceu as 19 partidas disputadas para o campeonato da Associação de Ténis de Mesa de Braga. Apuramento para a fase de subida ao terceiro escalão nacional é garantido.

O saldo não deixa margem para dúvidas: com 19 vitórias em 19 jogos, a equipa A dos taipenses está a um set de vencer o título distrital e luta em junho, pelo regresso à 2.ª Divisão Nacional. Rendimento até agora é o expectável, diz treinador.

A resposta do Clube de Ténis de Mesa das Taipas à frustração que o acossou no final da época transata está a ser categórica. Despromovido da 2.ª Divisão Nacional para o campeonato distrital, com três desaires nos três últimos jogos de 2023/24, quando só precisava de vencer um, o emblema da vila termal venceu até agora as 19 partidas disputadas para o campeonato da Associação de Ténis de Mesa de Braga (ATMB) e está um set de garantir o título, quando restam três desafios. O apuramento para a fase de subida ao terceiro escalão nacional já está garantido.

Treinador do CTM Taipas desde 2023/24, o também atleta Joaquim Rafael Magalhães viveu o sabor amargo da descida, numa época em que a equipa “fraquejou em pontos cruciais”. Já a época 2024/25 está “dentro do expectável”. O conjunto ainda formado por Jorge França, Hugo Garcia, João Ribeiro, Jorge Ferreira e Paul-Diorel Tudorache – o plantel conta com seis jogadores, podendo cinco ser utilizados em cada jogo – encarou o campeonato “como favorito” e tem-no confirmado, apesar de “haver equipas com um nível muito próximo”, que “dão luta em alguns dos jogos”. “Mostrámos que, em pontos decisivos, conseguimos vencer”, reitera o técnico.

Agradado com o foco e a tranquilidade dos jogadores, atributos que espera ver repetidos nos jogos em falta do campeonato distrital – receções ao Bairro da Misericórdia A e à Didáxis, além de visita à AD Jorge Antunes B –, Joaquim Rafael Magalhães crê que a equipa está preparada para a fase de subida, a realizar-se em junho, em local ainda a designar. “Estamos completamente confiantes de que o nosso objetivo é subir e de que o vamos cumprir”, disse, apostado em repetir o feito de 2022/23. A associação de Braga apura três equipas para a fase decisiva, que reúne ainda conjuntos das associações de Viana do Castelo, do Porto, de Vila Real, de Viseu e de Coimbra.

A equipa B do CTM Taipas milita no mesmo campeonato, ocupando o quarto lugar após 18 jogos, fruto de 12 triunfos e de seis derrotas. Numa altura em que a equipa principal é composta por jogadores experientes, Joaquim Rafael Magalhães perspetiva a ascensão de alguns “bês” num “futuro próximo”. “Temos vários jovens jogadores que têm demonstrado uma evolução incrível e que, possivelmente num futuro próximo, irão até passar para a equipa A”, vaticina.