01 outubro 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

CSIF Castreja reúne 160 idosos e 40 crianças: “É um ATL de netos e avós”

Tiago Dias
Sociedade \ quinta-feira, julho 07, 2022
© Direitos reservados
Com a iniciativa “Gerações Cruzadas”, a cooperativa disponibiliza oficinas artísticas ou atividade física num intercâmbio entre os habitantes da Comissão Social Inter-Freguesias com o mesmo nome.

Criado em 2019, o projeto “Gerações Cruzadas” está de regresso à Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) Castreja após dois anos de interregno, com um leque de atividades que envolve a dimensão física – passeios, idas à piscina, um acampamento e as Olimpíadas Castrejas -, bem como a criativa – oficinas artísticas.

De 22 de junho a 29 de julho, a programação desenrola-se com o propósito de reunir idosos e crianças de Barco, da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, da União de Briteiros Santo Estêvão e Donim e também da União de Freguesias de Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar. “Temos os idosos que fazem parte das Gerações em Movimento. São cerca de 160 idosos e 40 crianças”, adianta ao Reflexo Salomão Marques, voluntário do projeto coorganizado pela cooperativa Castreja e pela Casa do Povo de Briteiros.

Apoiada pelas juntas de freguesia, pelo Agrupamento de Escolas de Briteiros, pela Câmara Municipal de Guimarães e por algumas das empresas sediadas na CSIF, o projeto funciona “quase como um ATL de netos e avós”, acrescenta.

“Por vezes, estão o neto e o avô nas mesmas atividades e vão fazendo algumas experiências caricatas, colocando os idosos a jogar à macaca. Há o intercâmbio em que as crianças ensinam os jogos aos idosos, e os idosos que ensinam às crianças como era antigamente”, explica Salomão Marques.