23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Crianças até aos dez anos do concelho de Guimarães alvo de um rastreio de saúde mental

Redação
Cultura \ sexta-feira, setembro 04, 2020
© Direitos reservados
As crianças com idades compreendidas entre os três e os dez anos que frequentam o ensino público no concelho de Guimarães vão ser alvo de um rastreio de saúde mental promovido pela Câmara Municipal de Guimarães.

Esta medida foi anunciada pela vereadora com o pelouro da educação, Adelina Pinto, na conferência de imprensa em que foram dadas a conhecer as linhas orientadoras do ano letivo 2020-2021, e tem como objetivo mitigar os efeitos da pandemia na saúde mental das crianças.

“Este é um trabalho muito importante a ser acompanhado por psicólogos das Universidades do Minho, do Porto e Coimbra, no âmbito do laboratório colaborativo ProChild. Pretendemos fazer uma avaliação e ter intervenção, pois não sabemos como as crianças estão neste tempo de pandemia e importa perceber muito bem essa situação para definir políticas públicas”, vincou a vereadora.

De resto, na referida conferência de imprensa o município demonstrou várias preocupações com o regresso à escola, como por exemplo referente às crianças do primeiro ano, que numa fase importante do ano letivo anterior se viram na contingência de ter ensino à distância.

Adelina Pinto vincou a questão da importância do ensino e da educação na sociedade, pelo que reforçou a ideia que nesta matéria “ninguém pode ficar para trás”, complementando essa mesma ideia ao frisar que “a pandemia não pode por em causa o futuro de uma geração”.