23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: unidade de rastreio de Guimarães começa a funcionar este sábado

Redação
Sociedade \ sexta-feira, março 27, 2020
© Direitos reservados
A unidade de rastreio de Covid-19 de Guimarães, instalada num dos parques de estacionamento de apoio ao Pavilhão Multiusos, começa a funcionar este sábado, servindo como posto de atendimento a utentes críticos por indicação da Administração Regional de Saúde do Norte.

Na fase final de montagem, esta estrutura foi operacionalizada em articulação entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Administração Regional de Saúde do Norte e UNILABS e numa primeira fase terá a capacidade de realização de uma centena de testes por dia aos utentes referidos anteriormente.

Numa segunda fase será criada uma linha de contacto pela UNILABS aberta à comunidade com o intuito de agendar novos testes. A prioridade é o rastreio a todos os utentes de lares de idosos e cuidadores, no sentido de minimizar a propagação do vírus. Caso seja necessário o município assumirá os custos financeiros do rastreio.

Noutro âmbito, a Rede de Apoio Social de Emergência criada pela Câmara Municipal de Guimarães conta já com a inscrição de mais de duas centenas de pessoas da sociedade civil inscritas enquanto voluntárias para prestar auxílio a pessoas em maior vulnerabilidade.

A Rede de Apoio Social de Emergência é gerida pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Cruz Vermelha Portuguesa, tendo como parceiros a Fraternidade de Nuno Álvares, o Corpo Nacional de Escutas, a Casa da Juventude, os White Angels, bem como outros grupos de apoio informais.