16 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: quatro casos positivos da Covid-19 nas escolas taipenses

Redação
Cultura \ quinta-feira, outubro 15, 2020
© Direitos reservados
Numa altura em que está decorrido praticamente um mês desde o início do ano letivo, que assinalou o regresso presencial dos alunos às escolas, os estabelecimentos de ensino das Taipas já tiveram de acionar os respetivos planos de contingência devido à ocorrência de casos positivos da Covid-19.

De acordo com o que o Reflexo conseguiu apurar, desde o início do ano letivo registam-se quatro casos positivos: dois alunos e um docente no Agrupamento de Escolas das Taipas (AET) e um aluno na Escola Secundária das Taipas. Isto levou a que duas turmas fossem colocadas em quarentena no AET e uma turma esteja neste momento em quarentena na secundária.

João Montes, diretor do AET, sublinha que “os casos de infeção por Covid-19 tiveram a sua origem no núcleo familiar; não houve nenhuma infeção resultante de contágio em meio escolar”, referindo que o AET “continua a trabalhar em articulação próxima com a Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública Local, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-COV-2, tendo residente e para o efeito uma Equipa Operativa Covid-19 e um Gabinete de Comunicação a operarem em pleno”.

No entender de João Montes “os alunos, pessoal docente e pessoal não docente, apropriaram-se com relativa facilidade das profundas alterações introduzidas em meio escolar e que implicaram novos comportamentos, novos horários, novas formas de trabalhar e uma outra forma de pensar a escola”.

Celso Lima, diretor da Escola Secundária das Taipas, confirma a ocorrência de um único caso positivo até agora, que leva a que esteja então uma turma em quarentena neste momento. “Felizmente temos pouquíssimas situações, para além de um caso de infeção que levou a turma a ficar em quarentena, temos situações preventivas em que os alunos ficam em casa de prevenção e em isolamento profilático, que são as recomendações feitas pelo ministério da saúde”.

O cenário que se vive nas Taipas é semelhante ao que se vive na generalidade do concelho, e que vai ao encontro do balanço traçado por Adelina Pinto, vereadora com o pelouro da educação. “Estamos com uma série de turmas em casa, em quarentena. Temos vindo a acompanhar de perto as situações que vão acontecendo. Apesar do número elevado de turmas que temos em casa não temos nenhum surto. Temos crianças positivas, mas estão contaminadas pelas próprias famílias e, depois, na escola não está a haver contaminação. Isto é um conforto para nós, as escolas estão a resistir à contaminação”, referiu na última reunião de câmara.