25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: Luís Soares e Sónia Fertuzinhos reuniram com empresários e trabalhadores

Redação
Sociedade \ terça-feira, abril 28, 2020
© Direitos reservados
Os deputados vimaranenses Luís Soares e Sónia Fertuzinhos, eleitos pelo Partido Socialista (PS), reuniram com empresários e trabalhadores de Guimarães com o intuito de abordar a retoma do funcionamento da economia no nosso concelho, continuando dessa forma o trabalho de proximidade que tem vindo a ser desenvolvido junto da comunidade.

Tentando minimizar os efeitos da pandemia, de acordo com as preocupações dos agentes económicos de Guimarães, os deputados falaram por videoconferência com empresários de diversos setores, como calçado, têxtil, hotelaria, restauração ou serviços, e tomaram conhecimento das preocupações existentes.

Apesar de se perspetivar a retoma, enquadrando-se com as normas de higiene e segurança definidas, Luís Soares, também presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, alerta para o facto de os tempos que se vivem possivelmente não permitirem o regresso à normalidade em alguns setores.

“O setor do Turismo, da hotelaria e da restauração que estava em franco crescimento em Guimarães é dos setores mais afetados. O turismo internacional está estagnado, e a próxima época alta esta condenada pelo receio das pessoas em viajar, pelas condições económicas, mas também pelas limitações sanitárias que terão que ser impostas para a reabertura de hotéis, restaurantes e similares”, referiu.

Os dois deputados reuniram também com os Sindicatos do Têxtil e do Calçado da região, referindo Sónia Fertuzinhos que “o momento para estes dois setores é delicado e difícil”, mas dando nota da capacidade de resiliência das pessoas.

“Sentimos que muitos dos agentes económicos têm encarado as dificuldades com resiliência e como uma oportunidade. Importa garantir, assim, uma convergência entre os parceiros sociais que não ponha em causa o emprego, os salários e os direitos dos trabalhadores e que permita que as empresas possam continuar o bom desempenho dos últimos anos”, frisou.

Esta semana este processo será repetido com o intuito de os deputados explicar o calendário de abertura dos estabelecimentos comerciais e a estratégia do governo para o relançamento da economia.