24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: Bragança desafia artistas vimaranenses a reinventar eventos de Guimarães

Redação
Cultura \ sábado, abril 18, 2020
© Direitos reservados
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, reuniu por videoconferência com artistas vimaranenses e desafiou-os a, dentro das contingências atuais, reinventar os grandes eventos de Guimarães.

Neste leque inclui-se as comemorações do 24 de Junho – Dia um de Portugal ou as Festas da Cidade – Gualterianas, por exemplo, que por força da pandemia não se vão realizar nos moldes habituais.

“Queremos colocar a inteligência e criatividade de todos na procura de novas soluções. Precisamos de grandes produções performativas, multidisciplinares, nos momentos comemorativos da cidade. As deste ano, e as do próximo. Pensadas, criadas, produzidas por gente de Guimarães”, disse Domingos Bragança esta sexta-feira.

A intenção desta reunião foi promover um debate de ideias e apresentação de propostas para fazer face à realidade atual, que muito tem penalizado o mundo do espetáculo, decorrendo junto de mais de duas dezenas de representantes do setor criativo, artístico e cultural.

Adelina Pinto, vereadora municipal com o pelouro da cultura, também deu o seu contributo, sublinhando a necessidade de “manter a atividade cultural em Guimarães, diferenciadora e essencial em tempos de pandemia e criar um mecanismo de apoio a todos aqueles que vivem da Cultura e que se deparam com os seus rendimentos e os trabalhos reduzidos a zero”.

Na próxima semana será elaborado um plano de operacionalização das propostas abordadas, sendo que Adelina Pinto apontou a possibilidade de ser criado um canal de difusão da marca cultural de Guimarães.