19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: “A pandemia ainda não terminou”, mas está controlada

Redação
Sociedade \ terça-feira, maio 04, 2021
© Direitos reservados
Comissão Municipal de Guimarães da Proteção Civil contou com os Bombeiros das Taipas numa reunião em que foi feito o ponto de situação da pandemia no concelho.

A pandemia está “controlada” em Guimarães. Esta foi a principal conclusão da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil realizada esta terça-feira, na qual marcaram presença representantes do ACES do Alto Ave, do Centro Distrital da Segurança Social, Polícia Segurança Pública, Polícia Municipal, Hospital de Guimarães, Bombeiros das Taipas, Bombeiros de Guimarães, Cruz Vermelha e ainda os presidentes das Juntas de Freguesia.

Contudo, apesar do nível baixo de infeção, na mesma reunião, presidida por Domingos Bragança, ficou estabelecido que não dá para facilitar e a prioridade é a vacinação. A este nível, Novais de Carvalho, diretor do ACES Alto Ave, acredita que até ao final do mês ficará concluído o processo de vacinação a pessoas com mais de 60 anos.

“A Comissão Municipal de Proteção Civil aprovou por unanimidade revogar a decisão tida em sua reunião de 13 de outubro, que determinava que realização de eventos em equipamentos culturais do município e espaços públicos de Guimarães apenas estavam autorizados mediante um parecer vinculativo da Autoridade de Saúde”, dá conta o município.

Domingos Bragança destacou a importância do processo de vacinação: “A vacinação é importante, assim como a responsabilidade de manter-se o nível de exigência no cumprimento das regras base de proteção como o distanciamento físico, o uso da máscara e desinfeção das mãos, como seguir com rigor as regras do desconfinamento. A pandemia ainda não terminou e todos temos de fazer bem para continuarmos a desconfinar em segurança e não termos que dar passos atrás”.