28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Corredor Verde no rio Ave: 1,2 milhões para o projeto REACtivar Guimarães

Redação
Sociedade \ quarta-feira, março 30, 2022
© Direitos reservados
Projeto prevê a reabilitação dos ecossistemas fluviais do rio Ave, em linha com as diretrizes da APA.

O projeto "REACTivar Guimarães – Renaturalização dos Corredores Verdes dos rios Ave, Selho e Vizela” foi financiado em 1,2 milhões de euros através do Programa Operacional financiado pelos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento).

Este projeto ao qual a Câmara Municipal de Guimarães concorreu, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e com as universidades do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, irá criar corredores verdes nos principais rios que atravessa o concelho.

Estes corredores verdes funcionarão “através da implementação de soluções de engenharia natural, acompanhadas de uma monitorização contínua que avalie o impacte das ações de restauro ecológico”, refere o município.

A Câmara Municipal de Guimarães frisa que o projeto REACTivar Guimarães resulta da aposta “na reabilitação dos ecossistemas fluviais, em linha com as principais diretrizes da Agência Portuguesa do Ambiente, do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, bem como dos objetivos e prioridades da Comissão Europeia”.