25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Coração de Guimarães decorado com árvores solidárias

Redação
Sociedade \ segunda-feira, dezembro 07, 2020
© Direitos reservados
Árvores solidárias, decoradas por artistas vimaranenses, estão espalhadas pelos principais pontos do coração da cidade de Guimarães com o intuito de receber roupa, livros, brinquedos e alimentos que serão entregues às instituições do concelho.

Esta iniciativa, que em parte tem um conceito semelhante às caixas solidárias que se espalharam um pouco por todo o país em março e abril, tem o nome “Pintar o Natal de Alguém – Árvores Solidárias” e enquadra-se na programação de natal do município.

“Esta é mais uma forma de revelar o espírito solidário dos vimaranenses, através da recolha de bens que serão distribuídos pelas nossas instituições e famílias carenciadas, por forma a mitigar algumas das dificuldades que são notadas principalmente neste período inusitado de pandemia”, refere Adelina Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães.

As referidas árvores estarão no Largo da Misericórdia, Largo Cónego José Maria Gomes, Largo Navarros de Andrade, Largo Condessa Mumadona, Avenida de Londres e, Avenida D. João IV, sendo que cada árvore terá a indicação da instituição que receberá os bens, nomeadamente Refood, Fraterna, Centro Juvenil de S. José, Associação de Apoio à Criança, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e Lar de Santa Estefânia.

Os artistas plásticos responsáveis pela decoração das árvores são André Pinto, Pepe Garcia, Maria Terra, Délia Carvalho, Rita Pinheiro e Vasco Carneiro. Com esta iniciativa pretende-se interligar a cultura com a solidariedade e com startups criativas.