13 novembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

COP30: Guimarães integra debates sobre mobilidade e ambiente

Sofia Rodrigues
Sociedade \ quarta-feira, novembro 12, 2025
© Direitos reservados
Guimarães integra a COP30, que decorre até 21 de novembro, no Brasil. A cidade berço participará em diversas mesas redondas e encontros temáticos, destacando-se nos debates sobre mobilidade e ambiente

Guimarães marca presença na COP30 - Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que se realiza em Belém, no Brasil, até 21 de novembro, reunindo delegações de 143 países para debater o futuro climático do planeta.

A comitiva vimaranense será representada por Anita Pinto, chefe de Divisão de Mobilidade do Município de Guimarães, e por Pedro Cunha, coordenador de comunicação do Laboratório da Paisagem e da Guimarães 26 - Capital Verde Europeia.

Ao longo da conferência, Guimarães integrará diversas mesas redondas e encontros temáticos, destacando-se a participação na sessão dedicada à mobilidade sustentável, promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), no dia 14 de novembro. A cidade berço irá também participar nas sessões organizadas pelo Fórum Energia e Clima, nos dias 18 e 20, centradas no tema "Ação Climática de Proximidade", que valoriza o impacto das iniciativas locais na resposta global às alterações climáticas.

De acordo com o Município, "a presença de Guimarães na COP30 sublinha o papel da cidade como referência global em políticas de sustentabilidade".
"A participação nesta cimeira mundial representa também mais um momento de afirmação do percurso que conduziu Guimarães ao título de Capital Verde Europeia 2026, sob o mote "Respira. (Inspira)" - uma celebração da ligação entre as pessoas e o planeta", destaca a autarquia.