21 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Consciencializar para incluir: Fórum Pessoas com Deficiência dias 20 e 21

Redação
Sociedade \ terça-feira, setembro 10, 2024
© Direitos reservados
Iniciativa decorrerá durante dois dias no Auditório da Fraterna e serão abordadas as temáticas da Educação Inclusiva e da conquista da Vida Independente pelas pessoas com deficiência.

A edição deste ano do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência já tem data marcada, está agendado para os dias 20 e 21 de setembro, sexta-feira e sábado, com o mote “Consciencializar para Incluir”.

Nestes dois dias nos serão abordadas as temáticas da Educação Inclusiva e da conquista da Vida Independente pelas pessoas com deficiência, sendo que o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão para a Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Guimarães.

Presidido pelo Presidente da Câmara com competências delegadas na vereadora da Ação Social, este Fórum é constituído por pessoas com deficiência e entidades diversas que perseguem o desiderato de apoiar a deficiência, nomeadamente estabelecimentos de ensino, associações, cooperativas e IPSS. Este órgão trabalha, essencialmente, para promover os direitos das pessoas com deficiência e a sua inclusão social, na expectativa de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais inclusiva.

Em celebração do seu 20º aniversário e do Cinquentenário do 25 de abril, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência organizou umas Jornadas Inclusivas. “Consciencializar para Incluir” será o mote destas jornadas, que vão decorrer nos próximos dias 20 e 21 de setembro, no Auditório da Fraterna, em Guimarães, nas quais se abordarão as temáticas da Educação Inclusiva e da conquista da Vida Independente pelas pessoas com deficiência, através da Formação Profissional e do Emprego, da Acessibilidade, da Assistência Pessoal e da Sexualidade.

Para promover a sua participação e a inclusão social e dando cumprimento ao lema adotado mundialmente “Nada Sobre nós, Sem Nós”, todos os painéis e momentos musicais contarão com participação de pessoas com deficiência.