29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Conhecidas as propostas culturais dos Banhos Velhos para os próximos meses

Paulo Dumas
Cultura \ terça-feira, março 26, 2019
© Direitos reservados
Foram anunciados os conteúdos do programa para o espaço dos Banhos Velhos para o período de abril até junho. Diversidade e proximidade continuam a ser palavras chave, sem deixar passar ao lado as digressões nacionais e este ano, pela primeira vez, internacionais.

A Taipas Termal divulgou a programação do espaço dos Banhos Velhos para os meses de abril até junho. Mantendo a estrutura dos anos anteriores, estão previstas iniciativas que incluem teatro, cinema, colóquios, tertúlias e a apresentação de um livro.

Os destaques vão para as propostas musicais, com os Glockenwise e a banda de Taiwan, os Sunset Rollercoaster a ocupar o lugares cimeiros do cartaz. Os Glockenwise lançaram já no final do ano passado o disco "Plástico". Os asiáticos Sunset Rollercoaster estarão durante o mês de junho em digressão europeia, com duas datas em Portugal.

O início da programação ocorre, como já vem sendo hábito, com o espetáculo organizado pelo Núcleo de Estudos 25 de Abril, com "Vozes em Liberdade". Esta iniciativa terá lugar no Multiusos da Escola Secundária, com participações dos agrupamentos de Briteiros e Arqueólogo Mário Cardoso e ainda de Ana Sofia Teixeira, Mustang, Polar Bear e A Luta.

A programação orientada para o público juvenil continua uma constante do programa. Pelas Caldas das Taipas passará a edição especial do Shortcutz de Guimarães, com uma seleção de filmes de curta metragem e na semana seguinte a companhia ATRAMA realizará uma oficina de teatro para o público infantil. Ainda em junho, está preparado um conjunto de visitas educativas ao espaço dos Banhos Velhos.

As tertúlias têm sido uma aposta da programação do espaço cultural taipense. Dois destes encontros são dedicados à história da localidade. Uma primeira sessão sobre o imaginário de Caldas das Taipas, contado através de uma seleção de postais. Em junho, a conversa andará à volta da história do sítio, partindo dos vestígios ali existentes, testemunhos do período da romanização.

O programa inicia-se no dia 24 de abril e deverá extender-se até ao mês de setembro, devendo a agenda ser entretanto anunciada.

Programa dos Banhos Velhos para abril e maio

24 de abril / 21h30
Vozes em Liberdade*

6 de maio / 10h15
Workshop de Escrita Criativa

8 de maio / 10h15
Workshop de Escrita Criativa

10 de maio / 21h30
Tertúlia: O imaginário de Caldas das Taipas com postais ilustrados

17 de maio / 22h00
Tertúlia: O papel dos agentes e promotores discográficos

24 de maio / 22h00
Música: Glockenwise

*no Multiusos da Escola Secundária de Caldas das Taipas