18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Conhecida programação dos “Banhos Velhos”: Cultura para “todos os públicos”

Redação
Cultura \ quinta-feira, abril 13, 2023
© Direitos reservados
A Garota Não, First Breath After Coma com Noiserv, Surma e José Pinhal Post-Mortem Experience são os destaques da 12.ª edição dos “Banhos Velhos”.

Ficou esta quinta-feira a conhecer-se os destaques da 12.ª edição dos “Banhos Velhos”, que vai decorrer entre abril e setembro.

“Com a missão de descentralizar a cultura, esta será uma temporada cultural com atividades para todos os públicos. Aqui todos cabem e todos têm portas abertas para ver algo com que se identifiquem ou de serem confrontados com o inesperado”, explica a organização.

O palco é o edifício termal das Caldas das Taipas, que celebra 125 anos. As atividades começam com uma tertúlia, seguida de uma peça de teatro, criada de raiz para o efeito. Na música, os destaques vão para os espetáculos de Surma e Mira Quebec com DiogoM., em junho.

Em julho, há o espetáculo de José Pinhal Post-Mortem Experience, seguido de DJ Set de António Bandeiras. Agosto é marcado pelo regresso de First Breath After Coma e Noiserv, havendo ainda uma noite de fados, com o Grupo de Fados da Vila. Por fim, em setembro, a proposta é A Garota Não.

A programação inclui também uma série de atividades de serviço educativo. O ‘workshop’ de escrita criativa para alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, agendado para 23 de maio, marca o início da temporada.

Ao longo dos quatro meses de programação, as iniciativas educativas incluem visitas guiadas, em junho, uma noite de astronomia, em julho, e uma tertúlia, em setembro.

Noutra área, o Grupo de Teatro Amador de Campelos apresenta "Dois Tempos", em julho, enquanto o grupo de ATRAMA encerra a programação com "Aquistas", uma experiência performativa inspirada nas memórias de Amadeo de Sousa Cardoso durante sua estadia no balneário termal de Caldas das Taipas.

O cinema marca também presença com a primeira sessão em julho, com a rodagem do filme “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” de Dan Kwan e Daniel Scheinert. Em agosto, “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, “The Whale”, de Darren Aronofsky, e “Aftersun”, de Charlotte Wells, completam o ciclo de cinema.