28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Confirmado novo centro de investigação científica europeu no Avepark

Redação
Freguesias \ terça-feira, novembro 15, 2016
© Direitos reservados
Um novo edifício irá surgir no Avepark que albergará um novo centro de investigação científica, que fará parte de uma rede à escala europeia.

O projecto está avaliado em 100 milhões de euros e o contrato com a Comissão Europeia será assinado em Fevereiro.

Depois de o projecto ter sido apresentado publicamente em Maio, num hotel da cidade do Porto, o designado The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine deverá ser uma realidade.

Este é um projecto em que estão envolvidas cinco universidades portuguesas (Minho, Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa) e a University College London University College London, do Reino Unido.

Conforme já avançado nessa altura, o novo centro de investigação ficará localizado no Avepark, num investimento que se estima ascender aos 100 milhões de euros. O processo de defesa do projecto foi liderado pela Universidade do Minho e a sua aprovação pela Comissão Europeia foi conhecida publicamente esta segunda-feira, 14 de Novembro.

O novo equipamento científico terá condições para funcionar como centralidade no campo da investigação científica com importância a nível europeu e ficará especializado no estudo engenharia de tecidos humanos, medicina regenerativa, biomateriais e células estaminais.