“Competitivo e ganhador”: desígnios do Brito para o regresso aos nacionais
O Brito SC deu o pontapé de saída na nova época. Depois de um período de indefinição, a subida aos nacionais foi confirmada e o clube corre agora em contrarrelógio para constituir o plantel que vai disputar o Campeonato de Portugal na temporada 2022/2023.
No primeiro treino da temporada o novo técnico, André Anastácio, contou com um grupo composto por dezoito atletas, sendo que dezassete transitam da temporada passada. O defesa Diogo Bebé, ex-Mirandela, é, para já, o único reforço de uma equipa que manteve a base da época passada.
Apesar do atraso na preparação, o presidente do clube, que assume mais um mandato, José Dias, assegura que “as coisas estão bem encaminhadas” e promete “um Brito competitivo, ganhador e que quer assegurar a manutenção o mais rápido possível”. A subida chegou tardia, atrasou algumas contrações, mas as coisas estão bem encaminhadas”, frisou José Dias, à margem do primeiro treino.
Esta confiança está alicerçada na parceria estabelecida com a empresa americana Futbico, que permitirá ao Brito, pelo menos é o que se espera, subir de patamar. “O Brito não foi vendido, nem tem nada a ver com percentagens de SAD. O investidor americano está cá nas nossas instalações, e a parceria não está relacionada com vendas de percentagens da SAD. Vamos receber jogadores de vários países, vão treinar de manhã e de tarde, o Brito vai dar alojamento e comida, e é essa a parceria que temos, de receber jogadores mensalmente para serem vistos com outros clubes”, sustentou.
No primeiro contacto com o clube, o técnico André Anastácio, que orientou o Vila Rosário, frisou que estão a “ser dados passos rumo ao profissionalismo”, mostrando-se igualmente ambicioso. “Quem andar no Campeonato de Portugal a lutar para não descer arrisca-se a descer. Temos de apostar para subir e será essa a nossa meta. O Brito tem uma base muito boa, com jogadores com experiência do Campeonato de Portugal. Temos de apontar para cima, ser ambiciosas. O caminho é longo e vamos passo a passo”, disse.
O primeiro jogo oficial do Brito está agendado para o dia 4 de setembro, a disputa da Supertaça da AF Braga frente ao Dumiense. Nessa altura o Brito terá já o plantel mais composto, nomeadamente com jogadores oriundos da Colômbia, que chegam da parceria.
PLANTEL DO Brito 2022/2023
Guarda-redes: Lopes e Marco Gaio;
Defesas: Marquinhos, Gusmão, Soares, António, Tinoco e Diogo Bebé (ex-Mirandela);
Médios: Barbosa, Tiger, João Pedro, Cabral, Romário, Rui Júnior;
Avançados: Zé Marco, Nelson, Garcia e Lenno.
Equipa técnica: André Anastácio (treinador) e Lula, Fábio Pereira e Juanico (adjuntos)
“Quanto mais alto ficarmos melhor” - José Dias, presidente do Brito SC
“O que se pode esperar para o Brito é um Brito competitivo, ganhador e que quer assegurar a manutenção o mais rápido possível. A subida chegou tardia, atrasou algumas contrações, mas as coisas estão bem encaminhadas. O investidor americano está cá nas nossas instalações, e a parceria não está relacionada com vendas de percentagens da SAD. Vamos receber jogadores de vários países, vão treinar de manhã e de tarde, o Brito vai dar alojamento e comida, e é essa a parceria que temos, de receber jogadores mensalmente para serem vistos com outros clubes”.
“Temos de apostar para subir” - André Anastácio, treinador do Brito SC
“É um prazer estar aqui. O projeto está a iniciar, estão a ser dados passos rumo ao profissionalismo. Vamos tentar honrar o clube jogo após jogo. Quem andar no Campeonato de Portugal a lutar para não descer arrisca-se a descer. Temos de apostar para subir e será essa a nossa meta. O Brito tem uma base muito boa, com jogadores com experiência do Campeonato de Portugal. Temos de apontar para cima, ser ambiciosas. O caminho é longo e vamos passo a passo".
“Queremos ficar várias épocas nestas divisões” – Nelson, capitão do Brito
“Vamos lutar jogo a jogo. O objetivo é fazer sempre melhor, mas queremos lutar para o clube ficar várias épocas no Campeonato de Portugal e não andar a subir e a descer. É uma nova etapa, uma nova época, uma nova família, por isso como capitão queremos acolher os novos jogadores, familiarizarmos rapidamente e tenho a certeza de que se vão dar bem aqui”.