20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Como preparar a equipa para o regresso à competição

Manuel António Silva
Desporto \ quinta-feira, abril 30, 2020
© Direitos reservados
Este é o tema de um seminário online a realizar esta sexta-feira, 1 de maio, pela União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos e que contará, entre outros, com a presença do médico taipense, Hélder Pereira.

Sob moderação de Pedro Fatela, o treinador do Rio Ave, Carlos Carvalhal, o ex-internacional português, Hélder Postiga e o médico ortopedista, especialista em lesões desportivas, Hélder Pereira, vão participar num seminário online onde debaterão muitas das questões relacionadas com a forma de como preparar a equipa para o regresso à competição.

A iniciativa pode ser acompanhada no site oficial da União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos (UTFPL) e na sua página do Facebook, a partir das 17 horas.

Este seminário, o segundo realizado pela UTFPL – o primeiro realizou-se no passado dia 24 de abril e juntou os treinadores de futebol Leonardo Jardim, José Gomes e Lito Vidigal - integra-se numa série de iniciativas deste género que a recém-criada UTFPL levará a cabo nos próximos tempos. Para 8 de maio já está agendado novo seminário onde será debatido o tema “O Treino em diferentes contextos”, que contará com a participação dos treinadores de futebol Jair Pereira (Brasil), Domingos Paciência (Portugal) e Zeca Amaral (Angola).

A UFTPL é a primeira associação de treinadores de futebol de âmbito intercontinental do mundo e teve na sua génese o, também taipense, Sérgio Araújo, seua atual secretário-geral, bem como, José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol. Segundo Sérgio Araújo, “a UTFPL nasceu da forte convicção das suas associadas de que é premente o reconhecimento da crescente importância do «treinador de futebol e futsal» no fenómeno desportivo do espaço lusófono a vários níveis e reflete a proatividade e a busca pelo conhecimento das associações nacionais que a integram».

Esta nova estrutura associativa une associações de treinadores de futebol e futsal de três continentes (Europa / América do Sul / África) e de três confederações de futebol (UEFA / CONMEBOL / CAF): Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF), Portugal; a Associação dos Treinadores de Futebol de Angola (ATEFA); pela Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF); pela Associação de Treinadores de Futebol de Cabo-Verde (ATFCV); pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol da Guiné-Bissau (ANTFGB); pela Associação dos Treinadores da Guiné-Bissau (ATG); pela Associação de Treinadores de Futebol de Moçambique (ATFM) e pela Associação Nacional dos Treinadores de Futebol de São Tomé e Príncipe (ANTFSTP). É presidida por José Pereira.