
Coligação "Juntos por Guimarães" realiza comício nas Taipas
O Polidesportivo das Taipas recebeu, no dia 28 de setembro, o comício da coligação “Juntos Por Guimarães” com Manuel Ribeiro, candidato a presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, e com a presença do candidato à Câmara Municipal, Ricardo Araújo.
Durante a sessão, Manuel Ribeiro destacou que as Taipas eram uma vila “triste e fechada” até ao trabalho de Constantino Veiga, candidato na lista à Câmara e antigo presidente da junta que, para Manuel, “transformou a freguesia, dinamizou a vida local, fortaleceu associações, e tornou a freguesia reconhecida internacionalmente”.
O candidato pela coligação não deixou de criticar a atuação do PS, acusando-o de “negligenciar a freguesia, bloqueando terrenos para habitação, recusando o nó de acesso à autoestrada e limitando o desenvolvimento”. Manuel Ribeiro comprometeu-se ainda a revitalizar o centro da vila, a corrigir os erros urbanísticos e devolver às Taipas uma freguesia viva, dinâmica e moderna.
O candidato explicou que esta candidatura é feita de proximidade e experiência autárquica: “Vamos recuperar o que é nosso, corrigir os erros do centro da vila e criar condições para que todos os Taipenses tenham orgulho na sua freguesia”. Sublinhou ainda a importância das iniciativas culturais, desportivas e sociais, como passeios e caminhadas anuais, atividades para a juventude, rastreios de saúde e transporte assegurado das crianças.
Já o candidato à Câmara, Ricardo Araújo destacou a mobilização “sem precedentes” nas Caldas das Taipas, afirmando que “a enchente e a adesão popular dão a certeza de que esta freguesia e Guimarães vão finalmente mudar”.
“Não basta dizer que se vem das Taipas. É no trabalho, no projeto e nas decisões que mostramos de onde somos. A única coisa que o PS fez foi meter as Taipas em segundo plano, agora, os Taipenses mostram que querem mudança e não vão desperdiçar esta oportunidade”, afirmou Araújo, recordando que Manuel Ribeiro sempre defendeu a freguesia incansavelmente, mesmo após derrotas eleitorais, mantendo a luta pelos interesses locais e demonstrando experiência e dedicação autárquica.
O candidato à Câmara foi duro na análise à atuação do PS nos últimos 36 anos, sublinhando que muitas promessas ficaram por cumprir. “Quem teve inúmeras oportunidades, como o candidato do PS, que foi vereador e dispensado pelo presidente do próprio partido, não mostrou capacidade de resolver os problemas de Guimarães. Não requalificaram a EN101, ignoraram as necessidades de mobilidade e propuseram projetos falhados como a Via do Ave Park. Agora prometem 1000 casas, metros de superfície e requalificação de escolas e centros de saúde, quando não fizeram nada nestes anos.”, criticou.