14 outubro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Coligação JpG apresenta candidatura à Junta de Freguesia de Santa Eufémia

Sofia Rodrigues
Política \ segunda-feira, agosto 11, 2025
© Direitos reservados
Entre as propostas da candidata Sofia Silva, destaca-se a criação de zonas 30 nas áreas mais frequentadas da freguesia, a requalificação da EB1/JI Cerca do Paço e a revitalização do Centro Cívico.

A coligação "Juntos por Guimarães" apresentou oficialmente a sua candidatura à Junta de Freguesia de Santa Eufémia, no dia 8 de agosto, destacando as suas principais propostas e compromissos para a freguesia. O evento contou com a presença de Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal de Guimarães, e Rui Armindo Freitas, candidato à presidência da Assembleia Municipal de Guimarães.

A candidata Sofia Silva começou por apresentar a sua visão para o futuro da freguesia, sublinhando que esta candidatura é “de todos, para todos e com todos”.

Entre as suas propostas, destacaram-se a criação de zonas 30 nas áreas mais frequentadas da freguesia, a requalificação da EB1/JI Cerca do Paço para que seja mais inclusiva, segura e plural, e a revitalização do Centro Cívico, tornando-o num espaço de convívio e lazer para todos. A candidata destacou ainda a importância de uma junta “porta a porta”, mais próxima das pessoas e das instituições que fazem a comunidade.

Já Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal, fez questão de agradecer o trabalho da atual presidente da junta, Natália Fernandes, e mandatária desta candidatura. Reconheceu, ainda, a competência e dedicação de Sofia Silva, referindo que ela possui todos os atributos necessários para liderar a Junta de Freguesia de Santa Eufémia com visão e competência.

Ricardo Araújo referiu também a necessidade de suspender o projeto da construção da via do AvePark, uma via que irá perturbar terrenos em múltiplas freguesias.

O candidato à presidência da Câmara Municipal de Guimarães também mencionou a necessidade de promover o desenvolvimento económico, a inovação e a criação de emprego, sobretudo para a fixação de jovens no concelho. "Temos de criar soluções para transformar Guimarães num concelho de inovação, onde empresas possam crescer e pessoas possam viver com mais qualidade de vida", sublinhou