27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Vitória e AF Braga congratulam CC Taipas pelo 100.º aniversário

Redação
Desporto \ sexta-feira, novembro 24, 2023
© Direitos reservados
Instituições vincam papel do Taipas no desenvolvimento do futebol no concelho, sobretudo na formação. Os Sandinenses, Ronfe e GTeam também felicitaram os verdes e brancos pelo centenário.

O 100.º aniversário mereceu a atenção e as felicitações de algumas das instituições desportivas que a rodeiam, duas delas também centenárias: o Vitória Sport Clube, com data oficial de fundação em 22 de setembro de 1922, e a Associação de Futebol de Braga (AF Braga), que comemorou, na quinta-feira, o 101.º aniversário – foi criada em 23 de novembro de 1922.

Numa publicação no site oficial, o clube preto e branco dá “as boas-vindas ao Clube Caçadores das Taipas ao grupo dos clubes centenários de Guimarães” e congratula-o pela história até agora traçada. “O Vitória Sport Clube felicita o Clube Caçadores das Taipas pelo 100.º aniversário e pela sua história, agora centenária, que se confunde com a história do desporto vimaranense. A fundação do clube taipense remonta ao dia 23 de novembro de 1923, cerca de um ano depois da fundação do Vitória Sport Clube, que ostenta o título de clube mais antigo do concelho de Guimarães”, lê-se na nota publicada.

Os vitorianos realçam ainda que o CC Taipas adotou o futebol depois de ter começado pela caça e “ainda hoje enobrece” o desporto-rei, até pelo seu papel na formação de atletas. “O Clube Caçadores das Taipas foi a primeira casa de muitos atletas e continua a ser uma referência para jovens jogadores e jovens jogadoras que queiram praticar desporto e ingressar no mundo do futebol”, acrescenta a peça.

Já a AF Braga vincou, em nota assinada pelo presidente, Manuel Machado, que o século de história de um clube que se filiou na associação logo em 1925 é “uma prova de vitalidade e resiliência”. “Estou certo de que a atividade do CC Taipas tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento desportivo da comunidade da freguesia de Caldas das Taipas e do concelho de Guimarães”, escreve.

O dirigente enaltece ainda o trabalho dos escalões de formação, que conduziu à certificação como Centro Básico de Formação de Futebol, pela Federação Portuguesa de Futebol, e desejou crescimento para os próximos 100 anos. “Aos sócios e simpatizantes do clube, uma palavra de apreço, certo de que a sua paixão é essencial para vitórias e feitos ao longo destes 100 anos de história. Faço votos que os cem anos futuros sejam repletos de êxitos e de constante crescimento”, conclui a nota.

Também o GDRC Os Sandinenses, do Campeonato de Portugal, o Desportivo de Ronfe, da Pró-Nacional da AF Braga, e a GTeam, clube vimaranense de futsal com prática feminina, endereçaram os parabéns ao emblema verde e branco pelo 100.º aniversário.