25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Clarinetes da Banda Musical das Taipas no Guimarães Allegro

Redação
Cultura \ sábado, julho 09, 2022
© Direitos reservados
Quarteto é uma das formações concelhias que vai atuar no festival de música erudita, na manhã de 16 de julho, na Plataforma das Artes.

A Banda Musical de Caldas das Taipas é uma das formações filarmónicas que vai atuar no Guimarães Allegro, festival de música erudita que decorre de 14 a 16 de julho. O Quarteto de Clarinetes atua no último dia, um sábado, pelas 10h30, na Plataforma das Artes e da Criatividade, numa performance que se deve estender por cerca de 20 minutos.

A sétima edição do evento dá palco à formação musical vimaranense, incluindo também as atuações dos Jovens Solistas do Conservatório de Guimarães, às 19h00 de 15 de julho, no Paço dos Duques de Bragança, ao Grupo de Música de Câmara do Conservatório de Guimarães, às 11h00 de sábado, no Largo do Trovador, e ao Quinteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos, sob as arcadas do antigo edifício dos Paços do Concelho, entre as praças de Santiago e da Oliveira.

O festival inclui várias outras formações que interpretam música clássica, destacando-se, na abertura, o concerto da Orquestra de Guimarães a interpretar Tchaikovsky e Mussorgsky, compositores russos do século XIX, sob o maestro Maxim Rysanov, a partir das 22h00 de quinta-feira, no Paço dos Duques.

“Temos visto uma cultura de cancelamento, e este é um manifesto contra a objetivação da música. O nosso lema é a arte pela arte”, explicou o diretor artístico do festival, Domingos Castro, na conferência de imprensa de sexta-feira.