28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Cinco freguesias vimaranenses vencem bandeira verde das autarquias locais

Paulo Dumas
Freguesias \ sábado, março 25, 2017
© Direitos reservados
Foram conhecidos ao final da tarde de sexta-feira, 24 de março, os resultados do prémio Eco-Freguesias XXI, que visa a distinção por boas práticas em matéria de ambiente. Cinco freguesias de Guimarães estavam na corrida para o prémio final. Todas receberem reconhecimento como Eco-Freguesia, através da atribuição de uma bandeira e um certificado.

As freguesias vimaranenses ficaram a conhecer os resultados do Eco-Freguesias XXI esta sexta-feira, 24 de março. Todas receberam a bandeira verde Eco-Freguesias XXI, um prémio nacional atribuído a freguesias que se distinguem pelo trabalho desenvolvido em termos sustentabilidade ambiental. Os prémios foram publicados numa cerimónia que decorreu em Torres Vedras.

As freguesias vimaranenses de Fermentões, Longos, Serzedelo, Guardizela e Ponte ficaram todas com um índice de seriação acima dos 50%. Tiveram nota insuficiente (abaixo dos 50%) 9 freguesias concorrentes. Luso (Mealhada), Alcabideche (Lisboa) e Parque das Nações (Lisboa) foram as melhores classificadas. Receberam respetivamente, um prémio de 3500, 2000 e 1500 euros.

A melhor classificada de Guimarães foi a freguesia de Fermentões que ficou dentro do escalão máximo (acima dos 70%). As restantes freguesias do concelho de Guimarães ficaram posicionadas a meio da tabela com a freguesia de Longos a ser a segunda melhor classificada vimaranense, no escalão 60-70%.

Serzedelo, Guardizela e Ponte, por esta ordem, ficaram no último escalão mas, ainda assim, com direito a trazer para Guimarães as respetivas bandeiras verdes e um certificado.

Concorreram ao prémio Eco-Freguesias XXI um total de 48 autarquias, das quais 39 obtiveram o reconhecimento simbólico com a atribuição da bandeira verde. A classificação foi feita com base na análise de uma dezena de indicadores, incuindo educação e gestão ambiental, mobilidade, espaços públicos, entre outros.