Cerca de uma dezena de árvores abatida na Padre Silva Gonçalves
Os serviços da Câmara Municipal de Guimarães procederam recentemente ao abate de sensivelmente uma dezena de árvores na parte superior da Rua Padre Silva Gonçalves, mais propriamente após a rotunda de acesso ao Avepark.
De acordo com informações recolhidas pelo Reflexo, o abate destas árvores de grande porte deveu-se aos estragos que as raízes estavam a provocar, nomeadamente nas redes de água e de saneamento, assim como nas próprias habitações, tendo os serviços da Câmara Municipal de Guimarães ido ao terreno para abater o arvoredo.
Vários portões e muros das casas estavam danificados, nalguns casos a abertura e fecho dos portões já não era possível, e há inclusive muros em risco de ruir devido à agressividade das raízes, de caráter muito intrusivo.
Abate não fazia parte do plano elaborado pela Junta de Freguesia
A Junta de Freguesia de Caldelas elaborou um plano de abate de árvores, na sequência do levantamento parque arbóreo da vila e da geolocalização das árvores, sendo identificadas as árvores que, devido ao seu estado, necessitam de ser abatidas. As árvores em questão não faziam parte desse plano de abate de árvores devido à sua condição fitossanitária, tendo o abate sido feito devido aos problemas que as mesmas estavam a causar.
Notícia atualizada às 19h17