25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Cerca de 150 vão caminhar junto ao rio para ajudar a Liga contra o Cancro

Redação
Desporto \ quinta-feira, março 03, 2022
© Direitos reservados
“A caminhada é aberta a toda a comunidade, incluído as crianças”, dá conta ao Reflexo Pedro Regueiras, presidente do NAT. Inscrições continuam abertas.

O NAT, juntamente com a Junta de Freguesia de Caldelas, organiza no domingo, 6 de março, uma caminhada junto ao Rio Ave. Esta atividade é solidária, com a verba angariada a reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro e conta, até ao momento, com 150 inscritos.

Cerca de 5km para percorrer com um grau de intensidade baixo junto ao Rio Ave. O início está marcado para as 9horas do próximo domingo, 6 de março, no Parque de Lazer das Taipas. A proposta parte do NAT – Núcleo de Atletismo das Taipas, conjuntamente com a Junta de Freguesia de Caldelas e com Unidade de Cuidados na Comunidade Solinvictus, e tem ainda condão solidário uma vez que parte das verbas revertem em favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta é a primeira de várias caminhadas que o NAT vai organizar nos primeiros domingos de cada mês, de forma a participar nos Domingos Ativos, atividade da junta de freguesia que envolve as instituições da vila. “A caminhada é aberta a toda a comunidade, incluído as crianças”, dá conta ao Reflexo Pedro Regueiras, presidente do NAT.

“Estabelecemos uma parceria com a Junta de Freguesia de Caldelas tendo como objetivo auxiliar na dinamização dos Domingos Ativos. No primeiro domingo de cada mês o nosso clube vai organizar uma caminhada aberta à comunidade, e achamos por bem que a primeira caminhada seja associada a alguma causa ou instituição, neste caso a Liga Portuguesa contra o Cancro”, explica.

Nelson Felgueiras, vereador da Câmara Municipal de Guimarães com o pelouro do desporto, é uma das presenças esperadas nesta iniciativa cujo custo de inscrição é três euros, sendo entregue no dia da caminhada um kit composto por uma t-shirt e água. Pedro Regueiras acredita que este tipo de iniciativas tem várias potencialidades para além da vertente solidária, como ajudar a dar visibilidade ao clube, dar a conhecer a vila e incentivar à prática desportiva.

“É um evento aberto à população para potenciar a prática desportiva na população em geral, para que possam ter hábitos de vida saudáveis e também para o ajudar a dar a conhecer o clube, para o abrir à sociedade por outro lado ajuda a dar a conhecer a vila”, aponta o presidente do NAT.

O percurso a percorrer já está definido, é de “dificuldade baixa” precisamente para que seja possível ter o máximo de participantes de todas as faixas etárias, “incluindo crianças”, e Pedro Regueiras acredita que é atrativo pela sua beleza da margem ribeirinha. “Temos o percurso definido, a caminhada vai ser realizada por volta das margens do rio, que é um percurso muito bonito e agradável para toda a gente”. As inscrições podem ser feitas na Junta de Freguesia de Caldelas e, como já foi referido, tem o custo de três euros, sendo que o valor reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.