Centro Social das Taipas conta com três viaturas novas
O Centro Social das Taipas procedeu, no passado sábado, dia 17 de janeiro, à bênção de três novas viaturas que passam, a partir de agora, a integrar a frota da instituição taipense. O momento foi presidido por José Agostinho Ribeiro, pároco da paróquia de S. Tomé de Caldelas.
Para António Mota, presidente da Direção da instituição, “este é mais um momento importante no percurso do Centro Social das Taipas, concretizando objetivos definidos pela atual direção, no sentido de fomentar a sustentabilidade da instituição”, desígnio que o mesmo interlocutor já havia avançado em entrevista ao Reflexo há cerca de um ano.
A aquisição destas novas viaturas foi possível “graças ao apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que financiou duas das viaturas, e à oferta da terceira viatura por parte da Fundação Montepio, num investimento global que ascendeu a cerca de 155 mil euros, tendo resultado num custo direto para a instituição taipense de aproximadamente 10% do valor total – cerca de 16 mil euros”. Para António Mota, que aproveitou a ocasião para agradecer publicamente à Fundação Montepio pela oferta, deixando ainda um “reconhecimento especial à Dra. Mónica, gestora de conta da instituição, pelo contributo decisivo para que esta doação se tornasse uma realidade”, este é um bom exemplo de que, “com dedicação e responsabilidade, é possível reduzir custos, aumentando simultaneamente a qualidade dos serviços prestados”.

As novas viaturas inserem-se na estratégia de renovação da frota automóvel do Centro Social das Taipas, “melhorando as condições de trabalho dos colaboradores e garantindo maior conforto e segurança aos utentes, fatores essenciais para o bem-estar de todos”, referiu ainda.
Duas das viaturas agora integradas são 100% elétricas: uma afeta ao Serviço de Apoio Domiciliário e outra - uma carrinha de nove lugares -, adaptada ao transporte de idosos com mobilidade reduzida e ao transporte de crianças, “assegurando elevados padrões de conforto, segurança e acessibilidade”.
A terceira viatura é uma carrinha híbrida de nove lugares, igualmente adaptada para o transporte de utentes com mobilidade reduzida, oferecida pela Fundação Montepio, representando “um contributo significativo para o reforço da resposta social da instituição”.
Segundo o presidente da instituição, com a integração deste tipo de viaturas, “o Centro Social das Taipas reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, contribuindo para a redução da pegada ecológica. Por último, e não menos importante, este investimento permitirá uma redução da despesa mensal, tornando a instituição cada vez mais sustentável do ponto de vista financeiro”.
António Mota deixou ainda um agradecimento ao “Sr. Reitor, Padre Agostinho, pela sua permanente disponibilidade e simpatia para com a instituição, assim como aos colegas da Direção e a todos os colaboradores e colaboradoras, que fazem parte desta grande família que é o Centro Social das Taipas”.
