29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Centro Pastoral dedicado a D. Manuel Monteiro de Castro inaugurado em Santa Eufémia de Prazins

Redação
Sociedade \ domingo, dezembro 22, 2019
© Direitos reservados
O Centro Pastoral de Santa Eufémia de Prazins foi inaugurado a 21 de dezembro, com uma homenagem ao Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro, presente na cerimónia.

A sessão contou ainda com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, do Padre Manuel Faria, pároco da freguesia entre diversas personalidades.

Domingos Bragança enalteceu a “dinâmica excecional da freguesia” e dirigiu as suas primeiras palavras a D. Manuel Monteiro de Castro em sinal de gratidão, sendo o principal benfeitor desta obra e um dos impulsionadores do projeto. Domingos Bragança anunciou o apoio financeiro da Câmara através de um protocolo que permitirá o uso do espaço para as atividades da comunidade: “Vamos estabelecer um protocolo com o Centro Pastoral, através de um apoio financeiro, de modo a que este edifício esteja aberto à comunidade para a realização das atividades de índole cultural, e não só, tendo em conta a referência maior para que foi construído”.

O edifício está localizado no centro da freguesia, com uma área de cerca de 600 m2, dividido em dois pisos, com cinco salas para darem resposta a vários tipos de eventos e com um orçamento a rondar os 250 mil euros.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, destacou que o novo centro é um espaço que “unifica a comunidade”, pois, como acrescentou, “existe a necessidade de um centro pastoral para que todos os movimentos e associações se encontrem no sentido de compreenderem a doutrina da igreja, numa dimensão social”.

O Padre Manuel Faria destacou a concretização de um “sonho” que “nasceu na comunidade”, expressando a vontade de “fazer com que este lugar seja um espaço para a juventude e, assim, ficarem mais próximos da igreja”.

Recorde-se que o Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro é natural de Santa Eufémia de Prazins, onde nasceu a 29 de março de 1938. D. Manuel Monteiro de Castro foi ordenado padre em 1961 e doutorou-se em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, em 1967, ano em que entrou no serviço diplomático da Santa Sé. Foi ordenado bispo em 1985 e criado cardeal pelo Papa Bento XVI, em 2012, quando se tornou Penitenciário-mor do Supremo Tribunal da Penitenciária Apostólica. Foi Núncio Apostólico em Espanha e na África do Sul, entre outros países.