25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Centro de Ciclismo do Minho inaugura a segunda fase em Souto Santa Maria

Redação
Desporto \ sábado, julho 07, 2018
© Direitos reservados
A segunda fase do Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria – Guimarães, foi inaugurada a 6 de julho, antecedendo a partida da primeira etapa do 30º Grande Prémio do Minho. O Centro de Ciclismo do Minho acolherá, no dia 13 de julho, o Campeonato Nacional Universitário de BTT XCO e, no dia 1 de agosto, a prova de Cross Country Olímpico do Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário.

"Temos uma pista de Cross Country Olímpico de top mundial, em que os quatro níveis de dificuldade permitem que qualquer pessoa possa praticar a atividade de força segura" afirmou José Luís Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, relembrando o trabalho prévio efetuado pelo anterior presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Dionísio Ribeiro, que "criou condições de base para tornar o Centro de Ciclismo do Minho uma realidade e uma referência".

Por sua vez, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, defendeu uma maior presença dos jovens estudantes, através de atividades curriculares que marquem uma presença constante neste espaço, “com a Câmara a assegurar os transportes". Esta infraestrutura, referiu ainda o autarca, "é a ponte entre a parte competitiva do ciclismo e a parte lúdica, servindo como palco para a criação de uma Escola de Ciclismo".

Na inauguração, que antecedeu a partida do 30º Grande Prémio do Minho, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, o vereador do desporto, Ricardo Costa, o presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Fernando Cardoso, autarcas locais, o diretor da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sérgio Sousa, representantes de equipas e de mecenas do projeto, entre os quais da CJR – Cândido José Rodrigues.

Fernando Cardoso, presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, expressou o regozijo por ter mais uma infraestrutura na freguesia e garantiu que manterá com a autarquia uma postura colaborante, construtiva e sempre em favor da população.

As obras da segunda fase do Centro de Ciclismo do Minho contemplaram a construção de uma passagem inferior para os ciclistas na zona da entrada do Parque Desportivo de Souto Santa Maria, procurando-se assim melhorar as condições de segurança e eliminar o cruzamento do trajeto para as bicicletas com a estrada de acesso de viaturas ao Parque. Na área dos percursos de BTT foi implantada uma passagem superior destinada aos ciclistas (visando a melhoria e a criação de mais alternativas de trajetos), efetuada a repavimentação dos percursos, na extensão total de cerca de 7,5 quilómetros, drenagem de águas pluviais e outros melhoramentos.

O projeto foi desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, compreendendo trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria) integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do país e está localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria.