26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Centenas de alunos regressam a uma escola que “está preparada”

Redação
Cultura \ quarta-feira, setembro 16, 2020
© Direitos reservados
Esta semana assinala-se o regresso de milhares de alunos aos estabelecimentos de ensino. Depois da interrupção em virtude da pandemia, no dia 13 de março, quando o segundo período se encaminhava para o final, praticamente meio ano depois o ensino volta a ser presencial.

Também nas Taipas milhares de alunos voltam à escola e João Montes, diretor do Agrupamento de Escolas das Taipas, assegura que os estabelecimentos de ensino estão preparados para voltar a abrir portas aos alunos, com uma série de mudanças que quase “refundam a escola”, mas indica que a responsabilidade é de todos para que este regresso ocorra de forma positiva.

“Organizamo-nos, através de um conjunto de procedimentos, para dar uma resposta que nos permite assegurar que neste momento o agrupamento tem condições para iniciar o ano letivo e minimizar os efeitos da Covid-19, embora tudo isto dependa dos comportamentos preventivos e de uma responsabilidade que deve ser assumida por todos: pela escola e pelas famílias. Temos de saber lidar com a incerteza e afugentar o medo; a escola está preparada, mas os alunos não podem abdicar de ama atitude de compromisso. Em casa as famílias devem assumir igualmente uma responsabilidade militante. Se isto não for cumprido irá falhar a resposta que é global e tem de ser conjunta”, alerta o diretor do Agrupamento de Escolas das Taipas.

Os sete estabelecimentos de ensino que constituem o Agrupamento de Escolas das Taipas recebem sensivelmente 1360 alunos, 726 na escola sede, o que levou a direção a fazer uma preparação exaustiva deste regresso. “Articulamos o nosso trabalho em três vertentes fundamentais: planeamento meticuloso desde julho, que seguiu todas as linhas orientadoras que vieram do ministério e outras; reorganização do espaço e do tempo escolar; e também numa comunicação e informação adequada”, assegura João Montes.

Entre ações de formação, disseminação exaustiva de protocolos a ter em conta e uma reorganização total da escola, no que diz respeito a horários e aos próprios espaços, João Montes garante que tudo está preparado, mas que, ainda assim, o sucesso está dependente da evolução da pandemia.

O acesso aos estabelecimentos escolares está limitado, mas o Agrupamento de Escolas das Taipas mostra como está organizada a escola sede, a Escola EB 2/3 das Taipas. Veja as fotos: