14 julho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Centenário da Igreja Matriz de Caldelas

Redação
Freguesias \ segunda-feira, abril 13, 2015
© Direitos reservados
D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, presidiu à celebração da eucaristia evocativa do centenário da Igreja Matriz da Paróquia de S. Tomé de Caldelas.

A vila das Taipas celebrou no passado sábado, 11 de abril, a passagem dos 100 anos da sua Igreja Matriz. Mandada erigir pelo Conde de Agrolongo, a Igreja Matriz de Caldelas foi inaugurada, em 11 de abril de 1915, pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Manuel Vieira de Mattos.

A celebração evocativa do seu centenário foi presidida por D. Jorge Ortiga que, com o pároco da freguesia, José Agostinho Ribeiro, contou ainda com a presença dos padres José Machado, Rubens Marques, Luís Martinho e Luís Miguel Rodrigues. Quem também marcou presença foi Domingos Bragança, presidente do município vimaranense, que se fez acompanhar pelo vereador Ricardo Costa. Constantino Veiga, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas e Jorge Ribeiro, em representação da Assembleia de Freguesia local, também acompanharam as cerimónias. Os bombeiros taipenses estiveram representados pelo adjunto de Comando, Ernesto Soares.

No decurso da referida celebração, animada por todos os grupos corais da paróquia, D. Jorge Ortiga conferiu, a cerca de trinta jovens, o Sacramento do Crisma.

No final, numa breve cerimónia protocolar, foi descerrada, nas traseiras da Igreja Matriz, uma placa alusiva à data a que se seguiu um lanche partilhado entre todos os presentes.